Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24023
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 11º 2C no ano letivo de 2012/2013
Autor: Amorim, Catarina da Mota 
Orientador: Silva, Elsa
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2013
Resumo: O Estágio Pedagógico, com lugar na Escola Secundária de Avelar Brotero em Coimbra, foi elemento importante na tradução dos conhecimentos cognitivos em conhecimentos processuais em contexto escolar, tendo o seu desenvolvimento junto da turma do 11º 2C da mesma escola. Para o desenvolvimento profícuo das aprendizagens e dos conhecimentos é necessário relacionar a educação teórica com a prática, fundamentando a última com a primeira, de modo a criar o conhecimento pedagógico de mestria. A dicotomia presente neste ano, entre a ocupação simultânea do lugar de aluno e professor, levou à necessidade de reflexão constante sobre a qualidade da prática pedagógica equitativa. A dificuldade de definição de avaliação e a possibilidade de existência de fatores que enviesam a condução normal e justa deste processo levou à problemática desenvolvida neste relatório. Considerando o estatuto de professora estagiária, esta demonstra um menor domínio dos processos avaliativos, o que poderá pôr em causa a veracidade dos resultados da avaliação. Perante isto, surgiu a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre os fatores que podem distorcer a avaliação, principalmente quando o professor é responsável pela condução desse processo. Foi aplicado um questionário à turma com o objetivo de verificar se os discentes consideravam estar a participar de um processo avaliativo imparcial e coerente. Foi possível observar que os alunos têm a perceção de estarem a ser sujeitos à avaliação de forma imparcial sem benefício nem prejuízo de ninguém. Deste estudo adveio também a noção de que depende do professor e da sua noção de profissionalidade, a condução de uma avaliação justa ou não.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24023
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1213_Catarina_Amorim.pdf866.65 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

229
Visto em 25/set/2024

Downloads 50

421
Visto em 25/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.