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https://hdl.handle.net/10316/24023
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 11º 2C no ano letivo de 2012/2013 | Autor: | Amorim, Catarina da Mota | Orientador: | Silva, Elsa | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2013 | Resumo: | O Estágio Pedagógico, com lugar na Escola Secundária de Avelar Brotero em Coimbra, foi elemento importante na tradução dos conhecimentos cognitivos em conhecimentos processuais em contexto escolar, tendo o seu desenvolvimento junto da turma do 11º 2C da mesma escola. Para o desenvolvimento profícuo das aprendizagens e dos conhecimentos é necessário relacionar a educação teórica com a prática, fundamentando a última com a primeira, de modo a criar o conhecimento pedagógico de mestria. A dicotomia presente neste ano, entre a ocupação simultânea do lugar de aluno e professor, levou à necessidade de reflexão constante sobre a qualidade da prática pedagógica equitativa. A dificuldade de definição de avaliação e a possibilidade de existência de fatores que enviesam a condução normal e justa deste processo levou à problemática desenvolvida neste relatório. Considerando o estatuto de professora estagiária, esta demonstra um menor domínio dos processos avaliativos, o que poderá pôr em causa a veracidade dos resultados da avaliação. Perante isto, surgiu a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre os fatores que podem distorcer a avaliação, principalmente quando o professor é responsável pela condução desse processo. Foi aplicado um questionário à turma com o objetivo de verificar se os discentes consideravam estar a participar de um processo avaliativo imparcial e coerente. Foi possível observar que os alunos têm a perceção de estarem a ser sujeitos à avaliação de forma imparcial sem benefício nem prejuízo de ninguém. Deste estudo adveio também a noção de que depende do professor e da sua noção de profissionalidade, a condução de uma avaliação justa ou não. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24023 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
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