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Título: O que merece ser notícia na televisão? O domínio da informação-espetáculo
Autor: Martins, Cátia 
Orientador: Silveirinha, Maria João
Palavras-chave: Televisão; Valores -- notícia; Informação -- espetáculo
Data: 18-Jul-2013
Citação: MARTINS, Cátia - O que merece ser notícia na televisão? O domínio da informação-espetáculo [em linha]. Coimbra : [.sn.], 2013. [Consult Dia Mês Ano]. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23663
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Mais do que uma janela entre o telespetador e o mundo, a televisão é um elemento construtor da “realidade”. Além de moldar consciências e comportamentos, a televisão efetua uma seleção dos acontecimentos, mediante critérios de noticiabilidade, decidindo aqueles que devem ser do conhecimento do público. Neste processo seletivo, é dada prioridade aos eventos atuais assinalados pelo impacto, pela imprevisibilidade e negatividade, uma vez que são estes que captam mais atenção por parte do público, ganhando, assim, audiências. As ocorrências trágicas ganham lugar de destaque nos alinhamentos dos noticiários televisivos, que lhes dedicam muito tempo de emissão e um contínuo acompanhamento. Na cobertura das tragédias, a televisão supervaloriza a imagem, espetaculariza os acontecimentos e recorre, constantemente, a transmissões em direto. Neste relatório de estágio, reflete-se sobre o papel da televisão na construção da “realidade” e faz-se um levantamento dos factores de noticiabilidade que o telejornalismo adota. Baseando-se no domínio da informação-espetáculo nos noticiários televisivos, este relatório investiga de que forma as notícias negativas são produzidas e difundidas. Na análise realizada a notícias transmitidas pela RTP sobre dois acidentes observados durante o estágio no Centro Regional da RTP em Coimbra, pretende mostrar-se que, apesar de ser um canal de serviço público, também a RTP se ‘rende’ à informação-espetáculo pois, além de esta apresentar um elevado grau de noticiabilidade que não pode ser ignorado, a RTP precisa garantir audiências para se manter no panorama televisivo português.
More than a window between the spectator and the world, television is a constricting element of “reality”. In addition to fashioning one’s conscious and behavior, television chooses a selection of events calling upon, newsworthiness criteria, selecting those, which should be let known to the public. In this selective process, priority is given to current events distinguished by their impact, and in this way gains audiences. Tragic events win a prominent position in the news alignments that dedicate a lot of airtime and a continuous accompaniment. By covering these tragedies, television over values image, speculates on events and many times resorts to live coverage. In this report, one reflects upon television as a means in the construction of “reality” and surveys the factors of newsworthiness that TV journalism adopts. Relating to the information-spectacle domain, this report investigates the ways in which bad news is produced and broadcasted. Analysing news about two accidents transmitted by RTP and studied during the work experience at Centro Regional RTP in Coimbra, allows one to show that even though RTP is a public service channel, it also yields unto the information-spectacle phenomena, because not only does RTP show a high degree of newsworthiness that one cannot ignore, but also, RTP needs to guarantee a sustainable number of audiences in order to keep compete in the Portuguese television landscape.
Descrição: Relatório de Estágio de Mestrado em Comunicação e Jornalismo apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23663
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

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