Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23463
Title: Mudança de Paradigma nas Atividades de Enriquecimento Curricular : Um estudo numa escola de Coimbra
Authors: Pires, Maria Elisabete Fonseca Gonçalves 
Orientador: Bidarra, Maria da Graça
Keywords: Enriquecimento Curricular; Projeto Educativo
Issue Date: 2009
Serial title, monograph or event: Mudança de Paradigma nas Atividades de Enriquecimento Curricular : Um estudo numa escola de Coimbra
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar as diferenças de desempenho entre adultos jovens e adultos idosos saudáveis em duas situações que se diferenciam a nível sintático e a nível pragmático. Para este efeito foi comparado um grupo de 41 adultos jovens com um grupo de 41 adultos idosos saudáveis numa tarefa que implica a resolução pronominal intra-frásica nas seguintes condições: (1) pronome resolúvel quer por via sintática quer por via discursiva, numa frase que comporta uma violação de uma convenção conversacional passível de induzir inferências pragmáticas; e (2) pronome resolúvel apenas por via discursiva, numa frase onde não ocorre violação de qualquer convenção conversacional. Os resultados obtidos não corroboram a hipótese geral de que o processamento eficaz da inferência pragmática em (1), que ocorreria apenas nos adultos jovens, depende do bloqueio da resolução sintática do pronome e da sua subsequente resolução por via discursiva, encontrando-se, nos adultos idosos, deficitária a capacidade que permite o bloqueio em causa. Este facto conduziu-nos a uma análise mais fina da sequência de processamento associada à resolução pronominal nas duas condições referidas, e a uma reflexão detalhada acerca da relação dessa sequência com as variáveis que adotámos para operacionalizar a hipótese sob investigação. Uma das questões levantadas por este estudo foi o efeito da integração de informação veiculada pela implicatura conversacional nos adultos jovens em frases na condição (1), que parece influenciar a acessibidade pós-interpretativa do antecedente do pronome nessa condição, facilitando-a relativamente à condição (2). No caso dos adultos idosos saudáveis salientamos a possível influência de dois fenómenos associados ao envelhecimento cognitivo: a diminuição da eficiência do processamento inibitório e a menor capacidade de recuperação de detalhes literais de um texto (verbatim).
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Gestão da Formação e Administração Educacional), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23463
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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