Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23463
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBidarra, Maria da Graça-
dc.contributor.authorPires, Maria Elisabete Fonseca Gonçalves-
dc.date.accessioned2013-06-03T11:34:39Z-
dc.date.available2013-06-03T11:34:39Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23463-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Gestão da Formação e Administração Educacional), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar as diferenças de desempenho entre adultos jovens e adultos idosos saudáveis em duas situações que se diferenciam a nível sintático e a nível pragmático. Para este efeito foi comparado um grupo de 41 adultos jovens com um grupo de 41 adultos idosos saudáveis numa tarefa que implica a resolução pronominal intra-frásica nas seguintes condições: (1) pronome resolúvel quer por via sintática quer por via discursiva, numa frase que comporta uma violação de uma convenção conversacional passível de induzir inferências pragmáticas; e (2) pronome resolúvel apenas por via discursiva, numa frase onde não ocorre violação de qualquer convenção conversacional. Os resultados obtidos não corroboram a hipótese geral de que o processamento eficaz da inferência pragmática em (1), que ocorreria apenas nos adultos jovens, depende do bloqueio da resolução sintática do pronome e da sua subsequente resolução por via discursiva, encontrando-se, nos adultos idosos, deficitária a capacidade que permite o bloqueio em causa. Este facto conduziu-nos a uma análise mais fina da sequência de processamento associada à resolução pronominal nas duas condições referidas, e a uma reflexão detalhada acerca da relação dessa sequência com as variáveis que adotámos para operacionalizar a hipótese sob investigação. Uma das questões levantadas por este estudo foi o efeito da integração de informação veiculada pela implicatura conversacional nos adultos jovens em frases na condição (1), que parece influenciar a acessibidade pós-interpretativa do antecedente do pronome nessa condição, facilitando-a relativamente à condição (2). No caso dos adultos idosos saudáveis salientamos a possível influência de dois fenómenos associados ao envelhecimento cognitivo: a diminuição da eficiência do processamento inibitório e a menor capacidade de recuperação de detalhes literais de um texto (verbatim).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnriquecimento Curricularpor
dc.subjectProjeto Educativopor
dc.titleMudança de Paradigma nas Atividades de Enriquecimento Curricular : Um estudo numa escola de Coimbrapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleMudança de Paradigma nas Atividades de Enriquecimento Curricular : Um estudo numa escola de Coimbrapor
dc.peerreviewedYespor
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7150-4087-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

458
checked on May 21, 2024

Download(s) 50

461
checked on May 21, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.