Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23416
Título: "CRECHEndo" com qualidade : construção de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche
Autor: Carvalho, Cindy Mutschen 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Palavras-chave: Creches; Prática pedagógica, avaliação
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: "CRECHEndo" com qualidade|h[Documento electrónico] :|bconstrução de um instrumento de avaliação das práticas educativas em creche
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Face à falta de orientações claras que definam práticas pedagógicas adequadas para instituições que acolhem crianças dos 0 aos 3 anos, impera uma grande necessidade de criar linhas de orientação funcionais que permitam aos educadores de infância portugueses monitorizar e aperfeiçoar as suas práticas. Nessa linha de pensamento, tendo como base o Sistema de Acompanhamento de Crianças para o pré-escolar (SAC; Portugal & Laevers, 2010), adaptou-se e desenvolveu-se um instrumento composto por um conjunto de fichas de carácter geral e particular, ou seja, algumas orientadas para a avaliação do grupo, outras para os aspetos individuais de cada criança, que assume uma proposta de avaliação processual, ao longo do ano, e que serve de ponto de partida para a observação, a reflexão e a planificação curricular. O quadro conceptual deste instrumento é, por um lado, a educação experiencial, que preconiza o enfoque na experiência interna das crianças (tendo em conta o seu bemestar emocional e implicação) e, por outro lado, o currículo High/Scope, que fornece linhas orientadoras que enquadram o conteúdo das primeiras aprendizagens e do desenvolvimento de bebés e crianças pequenas através de experiências-chave (Post & Hohmann, 2003). A proposta de instrumento resultou de um trabalho de validação apoiado pela observação naturalista de grupos de creche, análise comparada de instrumentos e modelos já existentes, consulta de especialistas e discussão em contexto de focus group.
Given the lack of clear guidelines that define appropriate pedagogical practices for institutions receiving children from 0 to 3 years, there is great need to establish guidelines to help Portuguese early childhood teachers to monitor and improve their practices. In this line of reasoning, we based on the Children Tracking System for pre-school (Sistema de Acompanhamento de Crianças - SAC; Portugal & Laevers, 2010), to adapt and develop an instrument composed by a set of general and particular forms, i.e. some aimed at group evaluations, others focused on the individual, which suggests a continuous evaluation procedure, throughout the year, and serves as a starting point for observation, reflection and curriculum planning. The conceptual framework of this instrument is on one hand, experiential education, which advocates a focus on internal experience of the children (taking into account their emotional well-being and involvement) and on the other hand, the High/Scope curriculum, which provides guidelines that frame the content of early learning and development of infants and young children through key experiences (Post & Hohmann, 2003). The validation work of the proposed instrument was supported by the naturalistic observation of infant daycare groups, comparative analysis of existing
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23416
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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