Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23398
Título: Cinquenta anos de educação social : Perceções dos contributos de uma escola “impar”
Autor: Costa, Artur Agostinho Rodrigues Pereira da 
Orientador: Oliveira, Albertina Lima de
Palavras-chave: Formação profissional
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cinquenta anos de educação social : Perceções dos contributos de uma escola “impar”
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este trabalho de investigação pretende realçar a obra desenvolvida por centenas de agentes de educação familiar rural e educadoras sociais, formadas na Escola de Formação Social Rural de Leiria, durante meio século, sensivelmente na segunda metade do século XX. Com recurso ao estudo de caso, em que se combinaram dados qualitativos e quantitativos, esta dissertação destaca as características de uma escola que, há 50 anos, soube interpretar os sinais dos tempos e proporcionar uma formação pioneira, de intervenção social, antecipando-se ao serviço social tão necessário nos nossos dias, sulcando caminhos para uma melhoria das condições de vida das populações mais necessitadas. Através da perceção de um grupo de ex-alunas selecionadas para o estudo (10 entrevistadas e 100 sondadas através de um questionário), constatou-se que a formação recebida naquela Escola se revelou crucial para a aquisição de competências profissionais, apetrechando-as de ‘ferramentas’ essenciais que lhes proporcionaram a capacidade de desempenhar com desvelo a sua atividade, reconhecida pelas entidades empregadoras. Trata-se, pois, de um singelo tributo às jovens que, um dia, enveredaram por um curso profissionalizante que as valorizou, com o qual valorizaram populações, a uma escola que as acarinhou e ao fundador que a idealizou.
The purpose of this paper is to highlight the work undertaken by the hundreds of graduate students of the course of educação familiar rural - (rural family education) and social educators, trained at the Escola de Formação Social Rural de Leiria, over the period of half a century, essentially over the second half of the 20th century. This case study combines qualitative and quantitative data to highlight the characteristics of a school that, 50 years ago, was able to interpret the signs of the time and supply pioneering training in social intervention. This training preceded social intervention, which is so essential nowadays, and established the path for the improvement of living conditions of the populations in need of assistance. The perception of a group selected for the research was obtained with 10 interviews and 100 questionnaires to former students, and it was possible to establish that the training received at the school was crucial for the acquisition of professional competences, supplied them with “essential tools” and the capacity to perform their profession with dedication, as the employing institutions acknowledge. This is an unassuming tribute to the young people that one day opted for a training course that provided them with a set of values to assist populations, a school that cherished its students and to the school founder that conceived the project.
Ce travail de recherche a pour but mettre en évidence l’oeuvre de centaines d’ agents d’éducation familière rurale et d’éducatrices sociales, formées à l’ Escola de Formação Social Rural de Leiria, pendant un demi-siècle, sensiblement pendant la seconde moitié du XXe siècle. En utilisant une étude de cas, où on a combiné des données qualitatives e quantitatives, cette dissertation met en évidence les caractéristiques d’une école qui, il y a 50 ans, a su interpréter les signes des temps e a fourni une formation d’avant-garde, d’intervention sociale, s’anticipant, ainsi, au service social si nécessaire de nos jours, ouvrant chemins à l’amélioration des conditions de vie des populations nécessitées. A travers la perception d’un certain nombre d’anciennes élèves sélectionnées (10 interviewées et 100 répondantes à un questionnaire), on a constaté que la formation reçue dans cette école a été fondamentale pour l’acquisition de compétences professionnelles, en les munissant d’ ‘outils’ qui leur ont fourni la capacité d’exercer avec zèle leur activité, reconnue par des centaines d’employeurs. Il s’agit, donc, d’une simple contribution aux demoiselles qui, un jour, ont accepté de choisir un cursus à voie professionnelle qui les a valorisées, avec lequel ils ont valorisé des populations, à une école qui les a accueillies et au fondateur qui l’a idéalisée.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão Escolar, apresentada às Faculdades de Psicologia e Ciências da Educação e de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23398
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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