Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23322
Title: A importância estratégica do desenho da função em contexto de Call Center
Authors: Sá, Ana Cristina dos Anjos Grilo Pinto de 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Keywords: Desenho da função; Funcionário de contacto; Casa da qualidade; Call Center
Issue Date: 10-Apr-2013
Publisher: FEUC
Citation: Sá, Ana Cristina dos Anjos Grilo Pinto de - A importância estratégica do desenho da função em contexto de Call Center. Coimbra, 2012
Abstract: A estandardização das respostas e a redução dos custos deram grande relevância aos Call Centers no que se refere à estratégia comercial de muitas empresas de serviços. O objectivo desta investigação é analisar até que ponto as características da função, tal como foram identificadas por Hackman e Oldham (1980), são determinantes essenciais da qualidade de serviço prestada ao cliente, definindo, a partir dessa análise, o desenho mais adequado à função de contacto no Contact Center de uma grande empresa de telecomunicações. Efectivamente, a literatura sugere claramente que as características da função têm grande influência no modo como os empregados desempenham o seu trabalho, no seu nível de satisfação e, consequentemente, na qualidade de serviço prestada ao cliente. Para responder às questões da investigação identificadas, procedemos à realização de um estudo de caso, apoiado num conjunto de dados recolhidos por meio de pesquisa documental, inquérito por questionário e focus group. Os questionários foram aplicados a clientes e funcionários com o intuito de perceber como percepcionam a função de contacto e qual o modelo de atendimento que privilegiam. Os resultados revelam que os empregados sentem o seu trabalho como sendo altamente estruturado e intensamente monitorizado, podendo prejudicar o desempenho no que se refere ao contacto com o cliente, sobretudo no que respeita à desejada personalização, flexibilidade e resposta num só contacto. Os resultados do inquérito aos clientes confirmam que a satisfação reflecte, em grande medida, o esforço do assistente que o atende e o modo como se avalia o “momento da verdade”. Integrando toda a informação recolhida, foi construída a Casa da Qualidade (componente essencial da metodologia de planeamento QFD), permitindo definir as características da redesenhada função de atendimento, com base nos requisitos do cliente. De modo a garantir a satisfação do cliente e dos funcionários de contacto, é apresentada uma solução que reforça as componentes de autonomia e de feedback, ao mesmo tempo que as dimensões orientação para o cliente e monitorização do desempenho ganham notoriedade. A investigação aponta para a necessidade de alterar o modo como as empresas encaram a função dos funcionários de contacto, em contexto de Call Center, nem sempre percebida e concebida como estratégica ou determinante da satisfação dos clientes, obrigando a um maior investimento organizacional no redesenho da função.
Description: Tese de doutoramento em Gestão de Empresas, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Helena Ferreira Lopes Moura e Sá.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23322
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Doutoramento Ana Cristina Sá.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

595
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 20

1,149
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.