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Título: Relação entre a rejeição materna percepcionada e a generatividade de mulheres grávidas e parceiros
Autor: Santos, Cecília Alves 
Orientador: Borges, Graciete Franco
Palavras-chave: Generatividade; Percepção de aceitação-rejeição parental
Data: 16-Fev-2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relação entre a rejeição materna percepcionada e a generatividade de mulheres grávidas e parceiro
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Atendendo à Teoria da Aceitação-Rejeição Parental e suas implicações no desenvolvimento pessoal, e considerando o constructo de generatividade, que decorreria do processo de desenvolvimento psicossocial prévio, a presente investigação constitui um estudo exploratório sobre a relação entre a rejeição materna percepcionada, o índice de generatividade e o envolvimento na gravidez por parte das mulheres grávidas e dos parceiros. Para atingir os objectivos supracitados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Adult PARQ – Parental Acceptance-Rejection Questionnaire – short form: Mother’s de Rohner (2004) – adaptação portuguesa de Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2010), a Loyola Generativity Scale –LGS de McAdams & de St. Aubin (1992) - adaptação portuguesa de Franco – Borges & Vaz – Rebelo (2007). Atendendo à população em estudo e ao objectivo de avaliar o envolvimento dos sujeitos na gravidez, foi ainda elaborado um Questionário sobre a Gravidez (versão mulher e homem). A amostra é constituída por 79 sujeitos do sexo feminino e 21 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18.6 e os 43.6 anos, tendo sido recolhida num centro de saúde de Coimbra e num hospital da Póvoa de Varzim. Os resultados revelaram uma associação negativa entre a rejeição materna percepcionada e o índice de generatividade, apontando para a relevância daquela percepção no desenvolvimento da generatividade adulta. Por seu lado, o índice de generatividade das mulheres revelou-se associado ao envolvimento positivo na gravidez. Os dados permitiram igualmente verificar que tanto o envolvimento na gravidez prediz o nível de generatividade, como este prediz aquele. Embora os homens estivessem sub-representados (21%), verificou-se que tendem a sentir-se significativamente mais rejeitados pela figura materna comparativamente às mulheres, apontando para a relevância de se estudar futuramente o eventual impacto desta diferenciação no envolvimento e experiência da parentalidade.
Pregnant women and love partners’ perceived mother rejection and generativity According with parental Acceptance-Rejection Theory (PARTheory) and their implications on personal development, and considering the generativity construct, which integrates previous psychosocial development, this research aims to explore the relationship between perceived mother rejection, generativity level, and pregnancy involvement of woman and their love partners on this process. To accomplish this goal, it were used the following instruments: Adult PARQ (short form) – Parental Acceptance-Rejection Questionnaire – Mother (Rohner, 2004) – Portuguese adaptation of Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2010); Loyola Generativity Scale –LGS (McAdams & de St. Aubin, 1992) –Portuguese adaptation of Franco–Borges & Vaz–Rebelo (2007). Additionally, it was created and applied a Pregnancy Questionnaire (men and women version) Through a sample of 79 women and 21 men, with ages between the 18.6 and 43.6 years old, we collected the data in a health centre of Coimbra and in a hospital near from Porto (Portugal). The results consistently showed a negative association between perceived mother rejection and generativity level, indicating the importance of that perception to generativity development during adulthood. On the other hand, the generativity level was associated with positive pregnancy involvement. The data also shows that either pregnancy involvement is a predictor of generativity level, as this one is a predictor of the former. Although men were underrepresented (21%), the results indicate that they tend to perceive more mother rejection than women do, which highlights the importance of exploring this differentiation on parenthood experience and involvement in near studies.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23245
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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