Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23204
Título: SNC : uma viragem na profissão do TOC em Portugal
Autor: Carvalho, Sara Raquel Marques 
Orientador: Rodrigues, Ana Maria Gomes
Palavras-chave: Harmonização contabilística; Sistema de normalização contabilística; Técnicos Oficiais de Contas; Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas; Código Deontológicos dos Técnicos Oficiais de Contas
Data: 12-Mar-2013
Editora: FEUC
Citação: Carvalho, Sara Raquel Marques - SNC : uma viragem na profissão do TOC em Portugal. Coimbra, 2013
Resumo: O dia 1 de janeiro de 2010 marca o início da entrada em vigor do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC, aplicável à generalidade dos agentes económicos, teve na sua génese a necessidade de harmonização contabilística, com vista alcançar a tão desejada comparabilidade, compreensão e credibilidade da informação, tanto a nível internacional, como nacional. O SNC acarretou alterações significativas relativamente ao Plano Oficial de Contabilidade (POC), exigindo por parte dos Técnicos Oficiais de Contas (TOC) um grande esforço de mudança de mentalidades, adaptação e atualização de conhecimentos, todavia conferiu-lhes, igualmente, uma oportunidade ímpar para se afirmarem enquanto profissionais criadores de valor. O presente trabalho apresenta como objetivo central verificar, na perspetiva dos TOC, os eventuais impactos da adoção do SNC na profissão do TOC em Portugal. O instrumento de recolha dos dados utilizado foi o inquérito por questionário e teve como destinatários os TOC que participaram nas “reuniões livres das quartas-feiras” promovidas pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), que decorreram nas delegações abertas da zona centro do país, no dia 14 de março de 2012.A análise estatística usada incidiu, inicialmente, sobre a análise descritiva univariada e, posteriormente, sobre a análise bivariada e inferencial dos dados. Os principais resultados permitiram concluir que, independentemente das características dos inquiridos, a maioria dos TOC, se pudesse optar continuava com o POC, não adotando o SNC. Contudo, a diferença de proporção de respostas no que respeita à preferência pelo POC relativamente ao SNC não é estatisticamente significativa. Verificámos, também, que o SNC exerceu um impacto positivo no perfil dos TOC. Segundo a nossa amostra, atualmente, a maioria dos TOC da nossa amostra possui um maior conhecimento da entidade em que presta serviços e uma maior preocupação na forma como interagem com as entidades clientes, exceto os que pertencem à faixa etária [24-34]. Todavia, cerca de 67% não sente que a sua função profissional se tornou maisreconhecida pela entidade em que presta serviços. Constatou-se, igualmente, que a profissão de TOC tornou-se mais exigente, pelo que a esmagadora maioria dos TOC (80,8%) afirma ter maiores necessidades de ações de formação e ter que recorrer a mais meios para o esclarecimento de dúvidas profissionais.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Ana Maria Gomes Rodrigues.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23204
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Sara_Carvalho_Relatorio_de_Estagio.pdf2.43 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

502
Visto em 7/mai/2024

Downloads 50

493
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.