Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/22704
Title: Comparação sectorial : aplicação do ELECTRE I ao índice de benchmarking português
Authors: Alcobia, Liliana Patrícia Santos 
Orientador: Costa, João Paulo Faria de Oliveira e
Matos, Eva
Issue Date: 12-Mar-2013
Publisher: FEUC
Citation: Alcobia, Liliana Patrícia Santos - Comparação sectorial : aplicação do ELECTRE I ao índice de benchmarking português. Coimbra, 2013
Abstract: Este trabalho apresenta-se como relatório de estágio do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desenvolvido no Grupo CH, em Lisboa, onde tive como principais atividades o apoio a projetos de consultoria em Benchmarking e a projetos de gestão de formação numa das empresas do grupo, a CH Academy. O seu principal tema é o estudo da ferramenta de Benchmarking como apoio à gestão das empresas, sendo o foco do trabalho realizado a comparação sectorial baseada no Índice de Benchmarking Português (IBP), um sistema de apoio às pequenas e médias empresas (PMEs) desenvolvido pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), que permite a avaliação do seu desempenho num contexto nacional. O método ELECTRE I foi utilizado para estabelecer relações de prevalência entre alguns sectores. Na primeira parte deste relatório, é feita uma apresentação da empresa de acolhimento, assim como a descrição das atividades por mim desenvolvidas durante o período de estágio. Na segunda parte, através do levantamento dos estudos já existentes nesta área, é feita uma descrição da ferramenta de Benchmarking como instrumento potencialmente indutor de processos de inovação e modernização das empresas, onde é descrita a sua origem e evolução, vantagens e desvantagens, tipos e etapas para a sua realização e como este foi transportado até às empresas ao longo dos anos. Tendo em consideração a importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico-social de um país, e no âmbito dos projetos que o Grupo CH possui nesta área, mostrou-se pertinente a análise de cinco sectores de atividade em Portugal, com base no Índice de Benchmarking Português: sector de comércio por grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos; sector de construção; sector de indústrias transformadoras; sector de atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares e sector de transportes e armazenagem. Na terceira parte, é então desenvolvida esta análise para os anos de 2009, 2010 e 2011, assim como a aplicação posterior do método ELECTRE I. Este método estrutura um problema de decisão, considerando vários critérios e alternativas e compara-os par a par, sendo atribuídos pesos a cada critério segundo a sua importância, estabelecendo-se no final uma relação de prevalência. Por último, na quarta parte é feita uma análise critica ao estágio e à entidade de acolhimento, onde evidencio as suas qualidades e os fatores a melhorar. É também analisada criticamente a ferramenta de Benchmarking, o Índice de Benchmarking Português e o estudo realizado, identificando as suas vantagens e as suas limitações.
Description: Relatório de estágio em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Paulo Costa e Eva Matos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22704
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Liliana_Alcobia_Relatório_de_Estágio_[Gestão]-[2013].pdf12.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.