Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/22702
Título: Fatores de desempenho académico Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça
Autor: Carvalho, Carlos Alberto de Jesus. 
Orientador: Lisboa, João Veríssimo
Palavras-chave: Desempenho escolar; Fatores sociais; Fatores escolares; Processos escolares
Data: 7-Fev-2013
Editora: FEUC
Citação: Carvalho, Carlos Alberto de Jesus - 0 Fatores de desempenho académico Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça. Coimbra, 2012
Resumo: As motivações deste trabalho têm origem na necessidade permanente que a Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça sente em melhorar a sua eficácia nos processos escolares, tendo como meta principal a melhoria dos resultados escolares dos seus alunos. Na revisão de literatura apresentámos os fatores que têm sido identificados com poder explicativo e preditivo do desempenho académico, nomeadamente os fatores de dimensão social e escolar que intervém em todo o processo escolar associado ao aluno. Tendo como objetivo fundamental do nosso estudo investigar os fatores que têm poder explicativo e preditivo no desempenho escolar dos alunos, procurámos, de acordo com o referencial teórico, definir as variáveis que se supõem terem maior relevância para este estudo. Estabelecemos um modelo constituído pelas variáveis de contexto que caraterizam o meio socioeconómico e escolar. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra de 105 alunos do ensino secundário dos cursos científico humanísticos de ciências e tecnologias e de ciências socioeconómicas da Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça que terminaram o curso no ano letivo 2011/2012. Na obtenção dos modelos explicativos do desempenho escolar dos alunos utilizámos a análise multivariada, nomeadamente a análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla. Os resultados obtidos nesta investigação permitem demonstrar que as variáveis sociais com maior poder explicativo dos resultados escolares são o nível de empenhamento do aluno e da família nos processos escolares. Em relação às variáveis escolares a análise descritiva permite concluir que os alunos estão de um modo geral satisfeitos com o ambiente e os recursos escolares. Este estudo permite concluir que as expetativas dos alunos em relação aos resultados obtidos estão aquém do esperado.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentado à Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Veríssimo Lisboa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/22702
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
tese_final_V4.pdf2.18 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.