Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21985
Título: Caracterização do impacto causado pelo período preparatório e competitivo nos parâmetros somáticos, fisiológicos, imunológicos e nos indicadores de performance em jogadores de basquetebol de uma equipa da proliga portuguesa
Autor: Ribeiro, Nuno Filipe da Silva Lobo 
Orientador: Santos, Amândio Manuel Cupido dos
Teixeira, Ana Maria
Palavras-chave: Basquetebol; Imunologia do desporto
Data: 2012
Resumo: Objetivo: analisar as alterações de composição corporal, fisiológicas e imunológicas após o período preparatório e competitivo dos atletas de uma equipa da segunda Liga Portuguesa (Proliga), em função da sua posição específica no jogo. Estudar o efeito da condição física e da composição corporal na perfomance do basquetebol, bem como na resposta imunológica dos atletas. Metodologia: A amostra do estudo foi constituída por 11 atletas séniores masculinos de uma equipa que disputou o IX Campeonato Nacional da Proliga. Os atletas foram avaliados em dois momentos, no início da pré-época e no decorrer da época. Em ambos os momentos de avaliação, foram estudadas características antropométricas, fisiológicas [VO2máx, FCmáx, FCR, FC no limiar anaeróbio e a velocidade de corrida no limiar anaeróbio (VLAN)], imunológicas ([IgA] e TSIgAb) e realizou-se ainda um teste de campo para estudar o impacto da fadiga na eficácia de lançamento. Foram feitas análises estatísticas para determinar a relação entre as diferentes variáveis em estudo. Resultados: com exceção da VLAN e a [IgA]b, não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis antropométricas, fisiológicas e imunológicas avaliadas neste estudo nos 2 momentos de avaliação. O período preparatório e de competição tiveram um impacto na VLAN, que aumentou e na [IgA]b que diminuiu. Foram obtidas diferenças significativas na MC, estatura e no VO2máx dos atletas por posição específica no jogo. Não tendo o mesmo acontecido nas variáveis imunológicas [IgA]b e TSIgAb assim como nas variáveis de performance minj, pMVP, pMVPr. Conclusão: O período preparatório e competitivo desta equipa, não teve impacto na composição corporal dos atletas, nem nas variáveis fisiológicas e imunológicas em estudo, exceto na VLAN e na [IgA]b. Nesta equipa existem diferentes perfis somáticos associados à posição específica de jogo. O VO2máx é afetado pelas características de composição corporal (MC, MG, MM e estatura). Independentemente da posição que os atletas ocupam em campo, ou das suas características antropométricas, fisiológicas e imunológicas, não há uma relação destas variáveis com os indicadores globais de performance.
Descrição: Dissertação de mestrado em Biocinética, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21985
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese Mestrado Biocinética - Nuno_Lobo_Ribeiro_2012_.pdf484.32 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

435
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

784
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.