Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21822
Título: Liderança no feminino: um estudo de caso
Autor: Santos, Ana Margarida Costa 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Palavras-chave: Liderança, mulher
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Liderança no feminino : um estudo de caso
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O trabalho que aqui apresentamos incidiu sobre um estudo que aborda a temática das questões de género e da liderança nas organizações da sociedade atual. Esta dissertação foi efetuada no âmbito do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Neste enquadramento, pareceu-nos interessante estudar a relação entre género e liderança, sob o ponto de vista de uma mulher líder já com alguns anos de experiência no mundo do trabalho, uma vez que as funções profissionais associadas a posições de liderança tendiam a estar tradicionalmente associadas a cargos desempenhados pelos homens. Se, por um lado, os conhecidos estereótipos de género talvez ainda afastem as raparigas e jovens mulheres de profissões convencionalmente vistas como mais típicas do outro sexo, restringindo-lhes a liberdade em termos de escolhas vocacionais, por outro, é provável que a sociedade ainda não esteja completamente preparada para promover o exercício eficaz da liderança das mulheres, sobretudo no domínio público, nele incluído o mundo do trabalho. Optámos, neste trabalho, por uma investigação de cariz qualitativo, realizando um estudo de caso único, tendo sido a entrevista semiestruturada a técnica de recolha de dados privilegiada nos diferentes momentos de contacto com a participante. O caso escolhido foi então uma mulher líder de uma organização há vários anos, a qual foi ouvida em discurso direto a falar das suas vivências enquanto profissional. Os objetivos centrais do estudo assentaram sobre a compreensão do que é ser mulher e líder de uma organização e sobre a perceção que a entrevistada tinha acerca do seu exercício dessa mesma liderança. As informações recolhidas em todos os momentos de entrevista foram, posteriormente, submetidas a uma análise de conteúdo, com o objetivo de serem por nós interpretadas. No concernente às principais conclusões a que chegámos, salientamos o facto de, para se liderar uma equipa, ser fundamental estar com as pessoas, promovendo o trabalho em equipa, o empreendedorismo e a pró-atividade, trabalhar em torno de objetivos coletivos e fomentando o auto conhecimento. Contudo, o facto de se ser mulher tem as suas condicionantes ao nível da liderança de uma organização, nomeadamente em termos de tempo disponível e despendido, uma vez que esta, apesar da sua crescente participação na vida pública, continua a ser a grande responsável pelas tarefas domésticas e pelo apoio à família. Para contornar este obstáculo, é necessário, - viii - em nosso entender, continuar a apostar no estabelecimento de políticas públicas e de estratégias de ação que promovam, entre outras coisas, uma maior partilha de tarefas a desempenhar por mulheres e homens no domínio privado, para que o desempenho profissional das primeiras no exercício de funções de liderança, ou outras, não fique prisioneiro das suas responsabilidades acrescidas no domínio da domesticidade.
The work presented here focused on a study that addresses the issue of gender and leadership in organizations of modern society. This work was elaborated for the Master in Management of Vocational and Educational Administration, Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. In this sense, it seemed interesting to study the relationship between gender and leadership from the point of view of a woman leader already with some years of experience in the working world, since the functions associated with professional leadership positions tended to be traditionally associated with the positions held by men. If, on the one hand, the known gender stereotypes may still hold back girls and young women in professions conventionally seen as more typical of the other sex, taking away their freedom in terms of vocational choices, on the other hand, it is likely that society is still not fully prepared to promote the effective exercise of leadership of women, especially in the public domain, it included the world of work. We have chosen in this work by an investigation of a qualitative nature, conducting a single case study, having been a semi-structured interview technique to collect data in different privileged moments of contact with the participant. The case chosen for this work was a woman leader of an organization several years ago, which was heard in direct discourse to speak of her experiences as a professional. The main objectives of the study were based on the understanding of being a woman and a leader of an organization and the perception that the participant had about her exercise of that leadership. The information gathered during the interviews were later submitted to a content analysis, in order to be interpreted. Concerning the main conclusions we have reached, we emphasize the fact that, to lead a team, it is fundamental to be with people, promoting teamwork, entrepreneurship and pro activity, working around collective goals and fostering self-knowledge. However, the fact of being a woman has its limitations in terms of the leadership of an organization, particularly in terms of time available and expended, since this, in spite of their increasing participation in public life continues to be largely responsible for chores and family support. To circumvent this obstacle, it is necessary, in our view, to continue to invest in the establishment of policies and action strategies that promote, among other things, a - x - greater sharing of tasks to be performed by men and women in the private domain, so that the professional performance by women in leadership roles or others are not held back by her responsibilities in the field of domesticity.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administracão Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21822
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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