Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2162
Título: Estudos sobre populações portuguesas de nemátodes do género Meloidogyne
Autor: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira 
Orientador: Santos, Maria Susana Newton de Almeida
Palavras-chave: Ecologia Animal
Data: 14-Jul-1989
Citação: ABRANTES, Isabel Maria de Oliveira - Estudos sobre populações portuguesas de nemátodes do género Meloidogyne. Coimbra, ed. aut., 1989, p. 344.
Resumo: Neste trabalho foram efectuados estudos sobre morfologia, bioquímica, biologia e ecologia em três populações portuguesas dos nemátodes-das-galhas-radiculares, Meloidogyne spp. Inicialmente foram comparadas duas técnicas de obtenção de inóculo de Meloidogyne a partir de raízes infectadas de tomateiro, Lycopersicon esculentum cv. Rutgers, e de alegria-do-lar, Impatiens wallerana. Verificou-se que o número de ovos e jovens obtidos depende das técnicas utilizadas e da natureza das raízes. As populações utilizadas nestes estudos foram caracterizadas pelas reacções induzidas em seis plantas diferenciadoras, pelo estudo morfobiométrico de fêmeas, machos e jovens do segundo estádio, utilizando os microscópios óptico e electrónico de varrimento e pelos fenótipos de esterases não específicas. Foram também avaliados os caracteres estudados. Os resultados obtidos permitiram concluir que uma das populações pertencia a M. hispanica, outra a M. arenaria raça 2 e a terceira era uma espécie nova que foi designada por M. lusitanica sp. n. A seguir foram realizados estudos bioecológicos. Primeiramente, foi avaliada a reprodução das populações de M. hispanica e de M. arenaria raça 2, em diferentes plantas. Os resultados obtidos indicaram existir uma grande variabilidade no factor de reprodução. Depois foi estudada a influência da temperatura na embriogénese e na eclosão dos ovos das três espécies. As diferenças obtidas permitiram concluir que entre uma temperatura-base e uma temperatura óptima o desenvolvimento dos nemátodes depende da temperatura. Estes estudos permitem prever os limites da distribuição das espécies assim como o seu potencial de multiplicação. Foi ainda estudada a distribuição, plantas hospedeiras, desenvolvimento pós-embrionário em diferentes plantas e sobrevivência da espécie nova Meloidogyne lusitanica sp. n., tendo-se concluído que esta espécie se pode desenvolver a temperaturas entre 10 e 25.oC, de preferência em plantas perenes e lenhosas. A textura e o pH do solo onde foi encontrada a nova espécie estão dentro dos valores referidos para a sobrevivência de outras espécies de Meloidogyne.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências (Ecologia Animal) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2162
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

126
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.