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Título: IPPA-R pais, pares e professores:estudo de adaptação e validação para crianças do ensino básico
Autor: Figueiredo, Tânia Custódia Anjos 
Orientador: Machado, Teresa de Sousa
Palavras-chave: Comportamento de vinculação, crianças; IPPA-R
Data: 2009
Título da revista, periódico, livro ou evento: IPPA-R pais, pares e professores :estudo de adaptação e validação para crianças do ensino básico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Vincular-se a alguém constitui, efectivamente um processo vital para a sobrevivência do indivíduo e influencia significativamente o processo de construção da sua personalidade e trajectória de desenvolvimento. Os estudos desenvolvidos no âmbito da teoria da vinculação têm vindo a demonstrar a importância das relações afectivas estabelecidas, não só no núcleo parental, mas também com outros significativos, tais como pares e educadores/professores, no processo de desenvolvimento do indivíduo ao longo do seu ciclo de vida. Sendo os instrumentos de avaliação considerados poderosos aliados ao nível da compreensão e intervenção psicológica, tem-se procurado desenvolver métodos e instrumentos que ambicionam avaliar a vinculação. O presente trabalho apresenta um estudo que visa a adaptação e validação do IPPA-R (Escala de Avaliação da Vinculação aos Pais, Pares e Professores) para crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos de idade. Palavras-Chave: Vinculação, desenvolvimento, adaptação, validação, IPPA-R.
Creating bonds with someone is, in fact, a vital process for the survival of each human being and it influences, in a meaningful way, the process of construction of his personality as well as his development course. All the studies developed in the area of attachment theory have shown the importance of the established affective relationships not only within the nuclear family but also with other people, such as peers and educators/teachers in the development of each human being all life long. As evaluation instruments are considered powerful allies on the level of psychological understanding and intervention, one has tried to look for methods and instruments that are intended to evaluate the attachment process. This piece of work presents a study that intends to adapt and validate the IPPA-R (The Inventory of Parent, Peer and Teacher Attachment) for Portuguese children from the ages of 9 to 11 years old. Key-Words: Attachment, Development, adaptation, validation, IPPA-R
S'attacher à quelqu'un constitue, effectivement, un processus essentiel pour la survie de la personne et influence significativement le processus de construction de sa personnalité et de la trajectoire de développement. Les études développées en ce qui concerne la théorie de l'attachement démontrent l'importance des relations affectives établies, non seulement dans le noyau parental, mais aussi avec d’autres significatifs, tels comme des paires et des éducateurs/enseignants, dans le processus de développement de la personne au long de leur cycle de vie. En étant les instruments d'évaluation considérés comme puissants alliés au niveau de la compréhension et de l’intervention psychologique, on cherche le développement des méthodes et des instruments qui ambitionnent évaluer l'attache. Ce travail présente une étude qui vise l'adaptation et la validation d’IPPA-R (Échelle d’ Évaluation de l'Attache aux Parents, Paires et Enseignants) pour des enfants portugais avec des âges compris entre les 9 et 11 ans. Mots-Clés : Attachement, développement, adaptation, validation, IPPA-R.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21556
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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