Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21485
Título: O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos|
Autor: Cateto, Ana Francisca Fernandes 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Zinga, Afonso Clemente
Palavras-chave: Competências de marketing; Competências de inovação; Desenvolvimento de novos produtos; Antecedentes
Data: 26-Dez-2012
Editora: FEUC
Citação: Cateto, Ana Francisca Fernandes - O impacto das competências de marketing nas competências de inovação e no sucesso de novos produtos. Coimbra, 2012
Resumo: O tema em questão cuida perceber se as competências de marketing impactam ou não nas competências de inovação e as consequentes implicações no sucesso de novos produtos. Entre os seus antecedentes encontram-se não unicamente as competências de gestão da empresa, como também a orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e o espírito empreendedor. O objectivo primordial é essencialmente compreender de que forma as competências de marketing se desenvolvem e impactam na atitude inovadora e no sucesso de novos produtos. É também necessário perceber especificamente se as competências de inovação e o sucesso de novos produtos têm influência nas competências de marketing. Para responder a estes objectivos, num primeiro momento investigou-se a literatura sobre as competências de marketing e os seus antecedentes com a finalidade de definir o modelo de investigação bem como as suas variáveis, dimensões e as respectivas escalas. Duzentas e quarenta e quatro empresas portuguesas de diferentes distritos e sectores de actividade foram submetidas a um questionário, obtendo uma taxa de resposta de 91%, representando duzentos e vinte e três empresas inquiridas. A abordagem usada para analisar os resultados obtidos baseou-se em partir o modelo geral em modelos mais simples e utilizar a regressão linear múltipla, com o método stepwise. Foram constatados impactos positivos e negativos, sendo os últimos referentes às variáveis Shared Vision (inserida no submodelo das Competências de Criatividade) e Competências de Marketing Planning (incluída no submodelo do Sucesso de Novos Produtos). Os resultados alcançados demonstram que as Competências de Marketing, as Actividades de Inovação e o Sucesso de Novos Produtos incluem sempre a variável Orientação para a Aprendizagem. Ou seja, uma cultura de empresa orientada para o mercado, comprometida com a aprendizagem e com o espírito empreendedor, terá mais sucesso na Inovação.
Descrição: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnado Coelho e Afonso Zinga.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21485
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese Francisca.pdf2.49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.