Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21483
Título: O terceiro setor mulheres-mães na busca do reconhecimento da paternidade de seus filhos e filhas
Autor: Silva, Irismar Santana 
Orientador: Albuquerque, Cristina
Arcoverde, Ana Cristina Brito
Palavras-chave: Organizações do Terceiro Setor; Cidadania; Empoderamento; Relações de genero; Mulheres/Mães; Não reconhecimento da paternidade.
Data: 2012
Editora: FEUC
Citação: Silva, Irismar Santana - O terceiro setor mulheres-mães na busca do reconhecimento da paternidade de seus filhos e filhas. Coimbra, 2012
Resumo: Este estudo parte do pressuposto de que, a alta incidência de crianças brasileiras sem reconhecimento paterno em seu registro de nascimento é uma violação de direitos, que desafia os preceitos legais estabelecidos, principalmente na Constituição Federal Brasileira de 1988. Que trouxe significativas mudanças ao direito da família, em particular ao direito a filiação, que atribui igualdade no exercício de direitos e deveres do pai e da mãe, sobre todos os filhos. Na lei, todos os filhos são iguais, independente de ser biológico ou adotivo e do estado civil de seus pais, inclusive os filhos nascidos de relacionamentos extraconjugais. Entretanto, a realidade tem mostrado que muitas crianças ficam “a margem da lei”, e o não reconhecimento da paternidade tem sido um fenômeno, que recaí não apenas na negação de um direito da criança, mas, sobretudo, no direito da mulher/mãe que assume sozinha a responsabilidade da filiação. Uma situação social marcada por um processo histórico, político e jurídico, envolvendo questões de relações de gênero e de não efetivação de direitos, fortemente arraigada por uma cultura machista que permeia a sociedade brasileira. A proposta deste estudo é compreender esse fenômeno a partir de dois aspectos: Como os impactos do não reconhecimento da paternidade das crianças, afeta os direitos da mulher/mãe, em termos individuais, social, econômico e político. E analisar o papel das organizações do terceiro setor em sua intervenção social, frente a tais impactos, na perspectiva do empoderamento e na promoção da cidadania dessas mulheres, na busca do reconhecimento paterno de seus filhos e filhas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Cristina Albuquerque e Ana Cristina Brito Arcoverde.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21483
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO FINAL - IRISMAR SANTANA 28-09.pdf694.24 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

303
Visto em 23/abr/2024

Downloads

219
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.