Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21450
Título: Trajetórias de classe e empreendedorismo social : um estudo exploratório
Autor: Silva, Ana Cláudia Alves da 
Orientador: Estanque, Elísio
Palavras-chave: Empreendedorismo social; Trajetórias de mobilidade social; Capital cultural e social
Data: 22-Out-2012
Editora: FEUC
Citação: Silva, Ana Cláudia Alves da - Trajetórias de classe e empreendedorismo social : um estudo exploratório. Coimbra, 2012
Resumo: A presente dissertação visa expor uma perspetiva sociológica específica sobre o fenómeno do empreendedorismo social. Partindo de uma análise crítica das atuais definições de empreendedorismo social, e das características que enformam o ideal-tipo dos seus protagonistas, o presente trabalho socorre-se da análise das trajetórias de classe e mobilidade social com o objetivo de (i) explorar a existência de um padrão observável na estrutura de posições sociais de classe ocupadas pelos empreendedores sociais e (ii) descortinar a influência dos trajetos de movimentação social destes agentes na sua predisposição para a construção de um precurso de empreendedorismo social. Configurando-se como um estudo de caso alargado, o trabalho explora, com recurso a entrevistas de tipo narrativo, eventuais flutuações na estrutura e volume de capitais herdados e construídos ao longo dos principais contextos de aprendizagem social, demonstrando a centralidade da elevada posse de capital cultural para a protagonização de uma iniciativa de empreendedorismo social.
Descrição: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Elísio Guerreiro Estanque.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21450
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

288
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

386
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.