Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21441
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dc.contributor.advisorMartins, António-
dc.contributor.advisorPereira, Jaime Silva-
dc.contributor.authorReis, Ana Cristina Paiva dos.-
dc.date.accessioned2013-01-10T15:03:54Z-
dc.date.available2013-01-10T15:03:54Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.citationReis, Ana Cristina Paiva dos - A organização dos transportes a nível municipal. Coimbra, 2012por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21441-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Relações Internacioniais, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de António Manuel Ferreira Martins e Jaime Silva Pereira.por
dc.description.abstractNum contexto, em que o modelo de organização económica municipal sob a forma de empresa pública municipal sofre alterações significativas, desencadeadas pela necessidade de avaliação do regime jurídico até então vigente, e da sua adequação à sustentabilidade económico-financeira do Sector Empresarial Local (SEL), elaborou-se, em Novembro de 2011, o Livro Branco do SEL. Através da análise das orientações e recomendações proferidas pela comissão de acompanhamento deste documento, resultou recentemente a aprovação de um novo quadro legislativo para a atividade empresarial local, que abrange também uma reformulação do regime referente aos serviços municipalizados (Lei n.º 50/2012, de 31/08). Adicionalmente, no sector dos transportes as empresas públicas, sobretudo as estaduais atingem níveis de endividamento excessivo, que forçaram o Governo, em face do memorando de entendimento com a Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), a tomar medidas urgentes com vista à sua contenção, consubstanciadas no atual Plano Estratégico dos Transportes (PET), em vigor de 2011 a 2015. É neste quadro conturbado, que se situa o objetivo do presente estudo, o qual consiste em dar a conhecer, através de um enquadramento jurídico-legal, as diversas formas de gestão municipal de serviços públicos económicos, ao mesmo tempo que se pretende adequá-las à realidade dos transportes, de modo aferir da sua racionalidade para a gestão do sector, sobretudo no contexto dos transportes urbanos de passageiros de Coimbra. Palavras-chaves: serviços municipalizados, empresas públicas municipais, concessão de serviços públicos, transportes urbanos de passageirospor
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectServiços municipalizadospor
dc.subjectEmpresas públicas municipaispor
dc.subjectConcessão de serviços públicospor
dc.subjectTransportes urbanos de passageirospor
dc.titleA organização dos transportes a nível municipalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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