Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21435
Título: O papel do diretor técnico na gestão da sua equipa : a liderança em contexto de creche
Autor: Roque, Joana Oliveira Clérigo. 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Palavras-chave: Creche; Diretor técnico; Liderança; Equipa
Data: 23-Out-2012
Editora: FEUC
Citação: Roque, Joana Oliveira Clérigo - O papel do diretor técnico na gestão da sua equipa : a liderança em contexto de creche. Coimbra, 2012
Resumo: As creches assumem, atualmente, um importante papel na sociedade no que diz respeito ao bem-estar e ao bom desenvolvimento das crianças dos 0 aos 3 anos. O presente trabalho aborda as funções assumidas pelo diretor técnico enquanto líder de uma equipa de trabalho e analisa a perceção que delas têm dirigentes e funcionários de um conjunto de creches. Teve-se em conta uma primeira análise teórica dos diferentes tipos de liderança considerados por vários autores, em primeiro lugar numa perspetiva mais vasta ligada às vertentes da gestão e administração empresarial, e posteriormente numa vertente pedagógica, mais ligada à escola e por conseguinte à creche. A investigação teve por base a aplicação de um questionário a auxiliares de ação educativa, educadores de infância e aos próprios diretores técnicos de 11 instituições de primeira infância para tentar perceber se a equipa considera o cargo de diretor técnico importante na coesão e motivação da equipa, bem como o modo como avalia as características e competências necessárias para um bom desempenho do cargo. Os resultados desta investigação sugerem que os diretores técnicos desempenham um papel importante na gestão da sua equipa, na medida em que a motiva, para juntos trabalharem em prol de um bem comum que, neste caso, é o desenvolvimento global das crianças. De facto, a maior parte dos inquiridos consideraram que o diretor tem bastante influência no ambiente da equipa, sendo também ele quem faz a ponte entre direção/patrão e funcionários. Através da aplicação dos questionários foi possível verificar que os diretores técnicos utilizam dois tipos de liderança – transacional e transformacional. Num próximo estudo seria relevante aplicar este questionário a uma amostra mais significativa que contemplasse também a possibilidade de analisar as diferenças entre Instituições com e sem fins lucrativos.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientaçao de Patricía Moura e Sá.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21435
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação de Mestrado - Joana Roque.pdf1.83 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

1.162
Visto em 16/jul/2024

Downloads 5

11.250
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.