Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21435
Title: O papel do diretor técnico na gestão da sua equipa : a liderança em contexto de creche
Authors: Roque, Joana Oliveira Clérigo. 
Orientador: Sá, Patrícia Moura e
Keywords: Creche; Diretor técnico; Liderança; Equipa
Issue Date: 23-Oct-2012
Publisher: FEUC
Citation: Roque, Joana Oliveira Clérigo - O papel do diretor técnico na gestão da sua equipa : a liderança em contexto de creche. Coimbra, 2012
Abstract: As creches assumem, atualmente, um importante papel na sociedade no que diz respeito ao bem-estar e ao bom desenvolvimento das crianças dos 0 aos 3 anos. O presente trabalho aborda as funções assumidas pelo diretor técnico enquanto líder de uma equipa de trabalho e analisa a perceção que delas têm dirigentes e funcionários de um conjunto de creches. Teve-se em conta uma primeira análise teórica dos diferentes tipos de liderança considerados por vários autores, em primeiro lugar numa perspetiva mais vasta ligada às vertentes da gestão e administração empresarial, e posteriormente numa vertente pedagógica, mais ligada à escola e por conseguinte à creche. A investigação teve por base a aplicação de um questionário a auxiliares de ação educativa, educadores de infância e aos próprios diretores técnicos de 11 instituições de primeira infância para tentar perceber se a equipa considera o cargo de diretor técnico importante na coesão e motivação da equipa, bem como o modo como avalia as características e competências necessárias para um bom desempenho do cargo. Os resultados desta investigação sugerem que os diretores técnicos desempenham um papel importante na gestão da sua equipa, na medida em que a motiva, para juntos trabalharem em prol de um bem comum que, neste caso, é o desenvolvimento global das crianças. De facto, a maior parte dos inquiridos consideraram que o diretor tem bastante influência no ambiente da equipa, sendo também ele quem faz a ponte entre direção/patrão e funcionários. Através da aplicação dos questionários foi possível verificar que os diretores técnicos utilizam dois tipos de liderança – transacional e transformacional. Num próximo estudo seria relevante aplicar este questionário a uma amostra mais significativa que contemplasse também a possibilidade de analisar as diferenças entre Instituições com e sem fins lucrativos.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientaçao de Patricía Moura e Sá.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21435
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado - Joana Roque.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

1,075
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

11,066
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.