Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2141
Título: Aspects of the behavioral ecology of Podarcis bocagei (Sauria- Lacertidae): a study of visual communication and chemoreception.
Autor: Castro, Maria José Carvalho Domingues de 
Orientador: Bowker, Richard G.
Graça, Manuel Augusto Simões
Palavras-chave: Ecologia; Biologia
Data: 16-Mai-2000
Citação: Aspects of the behavioral ecology of Podarcis bocagei (Sauria- Lacertidae): a study of visual communication and chemoreception. Coimbra, 1999.
Resumo: Este estudo examina alguns aspectos da ecologia comportamental do lacertídeo Podarcis bocagei através da utilização de técnicas bi e tridimensionais - imagens de vídeo e modelos representativos da espécie - em experiências realizadas no laboratório e no campo. O trabalho explora o significado da visão e da quimiorrecepção na mediação do comportamento desta espécie e o modo como estas duas modalidades sensoriais determinam a estrutura social dos indivíduos. Este estudo foca três aspectos: 1) factores determinantes de comportamento em P. bocagei, tais como a importância do tamanho e da postura corporal; 2) a capacidade da espécie em reconhecer e responder a imagens de vídeo de presas e indivíduos conspecíficos; e 3) o estudo da quimiorrecepção através da utilização de modelos. O tamanho e as posturas corporais dos modelos foram factores importantes para influenciar o comportamento das lagartixas. Estes resultados indicam que o tamanho de um indivíduo oponente poderá ser detectado e avaliado por uma lagartixa e que a assimetria resultante desta interacção levará a um resultado previsível. O reconhecimento e a interpretação de posturas e a avaliação do tamanho de indivíduos é uma forma pela qual estes animais podem minimizar a ocorrência, a duração e/ou a severidade de interacções competitivas. Os resultados forneceram alguma evidência sobre a capacidade desta espécie para interpretar as imagens de vídeo como sendo reais, pois as lagartixas exibiram um comportamento apropriado quando sujeitas a imagens televisivas de insectos e de indivíduos conspecíficos. Taxas elevadas de projecções de língua sugerem que os machos conseguem discriminar conspecíficos e o sexo baseando-se em estímulos químicos. Além disso, os machos também modificaram o seu comportamento quando testados com os diferentes estímulos químicos o que pode ser interpretado como uma identificação apropriada de cada odor. As experiências realizadas com as fêmeas não indicaram contudo uma resposta muito clara acerca das suas capacidades de quimiorrecepção.
Descrição: Tese de doutoramento em Biologia (Ecologia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2141
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

134
Visto em 27/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.