Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20775
Title: Apoio social e qualidade de vida em crianças e adolescentes: O papel moderador da gravidade da asma
Authors: Silva, Neuza 
Santos, Susana 
Carona, Carlos 
Crespo, Carla 
Canavarro, Maria Cristina 
Keywords: Suporte social; Qualidade de vida; Psicopatologia; Crianças/ adolescentes; Asma pediátrica
Issue Date: Feb-2012
Publisher: Placebo Editora
metadata.degois.publication.title: Psicologia da saúde: Desafios à promoção da saúde em doenças crónicas
metadata.degois.publication.location: Lisboa
Abstract: O apoio social (AS) tem sido referido como importante facilitador da adaptação em situações de stress, tornando-se fundamental analisar o seu papel no contexto das condições crónicas de saúde (CCS) pediátricas. Este estudo teve como objectivos examinar os processos através dos quais o AS influencia a qualidade de vida relacionada com a saúde (QdVrS) das crianças/adolescentes com asma e avaliar o efeito moderador da gravidade da asma na relação entre AS e adaptação das crianças/adolescentes. A amostra, recolhida nos HUC, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital de Leiria, foi constituída por 175 crianças/adolescentes, entre 8 e 18 anos, com diagnóstico de asma. Foram avaliados a QdVrS (KIDSCREEN-10; DISABKIDS-37), a psicopatologia (SDQ-Por) e o apoio social (ESSS-Crianças/Adolescentes). A gravidade da asma foi avaliada pelos médicos (GINA). Os resultados indicaram que maior satisfação com o AS e menor necessidade de actividades sociais se associaram a melhor QdVrS, e que estas relações foram mediadas pela psicopatologia. A gravidade da asma moderou a relação entre satisfação com o AS e QdVrS para CCS (β=.18, r2=.31; p=.038) e entre necessidade de actividades sociais e QdVrS genérica (β=-.28, r2=.23; p=.003). Estas associações, embora significativas para ambos os níveis de gravidade, foram mais fortes nas asmas mais graves. A relação entre satisfação com o AS e psicopatologia foi também moderada pela gravidade (β=-.32, r2=.18 p=.001), sendo significativa apenas nas asmas mais graves. Estes resultados sugerem que a promoção de um ambiente social positivo e o envolvimento das crianças/adolescentes em actividades sociais poderá contribuir para a sua adaptação à asma, principalmente quando grave.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20775
ISBN: 978-989-8463-30-2
Rights: openAccess
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