Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20515
Título: Relatório final de estágio
Autor: Fernandes, Renato Miguel Marques 
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Gonçalves, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2010
Resumo: A Educação Física é, provavelmente, uma das principais formas de actividade motora na sociedade contemporânea, com um papel vincado na promoção da saúde. Contudo, é preciso reconhecer que lhe cabe um conjunto mais vasto de preocupações, não podendo ser ignorado o alcance pedagógico, social e psicológico que encerra o programa da disciplina. A importância desta área disciplinar, no contexto do ensino nacional e na sociedade onde se insere, solicita um elevado nível de exigência na formação inicial de professores. Esta tem por objectivo favorecer a integração e mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo dos ciclos anteriores de estudos, através da prática de ensino supervisionada em contexto real, de forma a habilitar os futuros professores com competências adequadas ao exercício da profissão. Segundo a Portaria n.º 1097/2005 de 21 de Outubro e o Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de Fevereiro, o Estágio Pedagógico ou Prática Pedagógica Supervisionada realiza-se nas turmas atribuídas ao Orientador de Escola (actividades lectivas) e integra, também, as actividades extra-lectivas, extra-curriculares, de intervenção socioeducativa e de gestão que cada Professor Estagiário concretiza na instituição de acolhimento e/ou junto da comunidade envolvente. No domínio das actividades efectivas do Estágio Pedagógico, tendo por base as estruturas legais e regulamentares anteriormente referidas, bem como outras, estabeleceram-se objectivos gerais e específicos a atingir, efectivaram-se planificações articuladas com o projecto curricular, levou-se a cabo a intervenção pedagógica e procedeu-se à avaliação das aprendizagens como condição reguladora do processo de ensino-aprendizagem e da verificação da consecução das metas e objectivos educativos propostos. Outra linha de análise prendeu-se com a atitude ético-profissional que, paralelamente à intervenção pedagógica, assumiu uma dinâmica de destaque na construção individual do perfil profissional do docente. O Estágio Pedagógico caracterizou-se, então, como um processo evolutivo e complexo, onde as diferenças entre orientações teóricas e desenvolvimento real do processo ensino-aprendizagem se foram esbatendo até à consecução total das metas definidas.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20515
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

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