Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10316/20502
Title: | Relatório final de estágio | Authors: | Rodrigues, Osvalda Maria Quatorze Neves | Orientador: | Silva, Elsa | Keywords: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Issue Date: | 2010 | Abstract: | A profissão de professor é encarada de complexa, onde a incerteza e a ambiguidade das suas funções são o seu melhor traço definidor. Para fazer face a esta dura realidade, o professor conta acima de tudo consigo próprio, ele é, não apenas observador, mas essencialmente actor insubstituível da relação pedagógica. Deste modo, o Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Quinta das Flores no ano lectivo 2009/2010, foi encarado como uma etapa de crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos científicos nas ciências básicas da actividade física, no desenvolvimento do contexto de uma formação educacional especializada, na didáctica específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicada em situações de exercício profissional, em que as capacidades de auto-apredizagem e de resolução de problemas se articulam com competências aprofundadas de pesquisa educacional. Naturalmente que a experiência de quinze anos, permitiu enfrentar este desafio com maior maturidade e conhecimento, mas com a abertura e disponibilidade suficiente de quem, no mesmo período, foi confrontada com problemas, questões, e dificuldades. Deste modo, os momentos reflexivos, criados ao longo deste ano, foram decisivos para a melhoria das práticas profissionais. De acordo com o objectivo do mestrado, que refere a promoção da aplicação de conhecimentos num contexto alargado e multidisciplinar, de intervenção profissional, no ensino, nomeadamente com o desenvolvimento das unidades curriculares de Organização e Gestão Escolar, Projectos e Parcerias Educativas e Estágio Pedagógico. O relatório apresentado pretende contextualizar e relatar os objectivos de formação, a realidade estudada, as actividades desenvolvidas, a justificação das opções tomadas, os conhecimentos adquiridos e a avaliação de processos e produtos. A necessidade reflexiva da prática pedagógica é evidenciada nas aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e formas de resolução, na importância do trabalho individual e de grupo, no impacto do estágio na realidade escolar, nas questões dilemáticas e na necessidade de uma formação contínua. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | http://hdl.handle.net/10316/20502 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO-Osvalda.pdf | 654.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
218
checked on Sep 25, 2023
Download(s)
93
checked on Sep 25, 2023
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.