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Título: Uma revista feminina em tempo de guerra : o caso da "Eva" (1939-1945)
Autor: Gomes, Tânia Vanessa Araújo 
Orientador: Vaquinhas, Irene Maria
Palavras-chave: Imprensa periódica feminina -- Portugal -- 1939-1945; Revista Eva -- 1939-1945
Data: 2011
Citação: GOMES, Tânia Vanessa Araújo - Uma revista feminina em tempo de guerra : o caso da "Eva" (1939-1945). Coimbra : [s.n.], 2011. Dissertação de mestrado
Resumo: Esta investigação teve como propósito analisar uma revista feminina durante os anos da Segunda Guerra Mundial, tendo recaído o estudo sobre a “Eva”, sendo sua directora, durante o período 1939-1945, Carolina Homem Christo. De um modo geral, a guerra dificultou o acesso a bens, diminuiu o poder de compra e, evidentemente, direccionou os olhares para outras questões, dificultando a venda da revista, uma vez que não é um bem essencial, assim como tornou mais complexa a sua própria edição, devido à escassez de papel e aumento dos restantes materiais imprescindíveis à sua edição. Procurou-se determinar como se conseguiu adaptar aos tempos de guerra e quais as estratégias usadas. Sendo uma revista dirigida ao sexo feminino, e num período em que o discurso oficial exalta a dona de casa, interessa conhecer a sua actividade no lar, que se coaduna com o bem-estar do marido e a educação dos filhos. Dessa forma, a análise incidiu sobre os diversos aspectos dessa condição, demonstrando que os propósitos da revista foram ao encontro da ideologia oficial do Estado Novo, sobretudo no que respeita a economizar e gerir materialmente o lar. Apesar da mensagem de modernidade que a revista anunciava, a análise do seu conteúdo, demonstra que esta ainda estava revestida de algum conservadorismo que, acreditamos, ser consequência do regime implantado.
This research work aimed at analysing a feminine magazine during the years of the Second World War, focussing on the study of “Eva”, having as main Editor Carolina Homem Christo, during the period of 1939-1945. The War, in general, increased the difficulty of accessing goods, decreased the purchasing power and, subsequently, has driven the main focus to other issues, making it hard to sell the magazine, since it was not an essential good. Hence, its own edition became even more complex both due to the scarcity of paper and to the rising of prices of the remaining materials inherently needed. In this context, we have tried to determine how was it possible to adapt the magazine to those times of War and what were the main strategies used. Since the magazine’s main target was the feminine sex, and in a period where the mainstream exalted the housewife role, it is important to know her day-to-day activities which coped with the husband’s well-being and with child education. In this way, our analysis has focused on the several issues regarding that condition, showing that the main purpose of the magazine were, in fact, aiming the official ideals of the New State, mainly regarding savings and home management policies. In spite of the message of modernity announced by the magazine, the analysis of its content showed that it was still wrapped in some conservativeness which we believe is the consequence of the implanted regime.
Descrição: Dissertação de mestrado em História Contemporânea: Economia, Sociedade e Relações Internacionais, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20487
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de História - Teses de Mestrado

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