Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20409
Title: Fernando Pessoa e a música : as outras vozes do poeta
Authors: Almeida, Sandra Eveline de Medeiros Lima Luz de 
Orientador: Pereira, José Carlos Seabra
Keywords: Pessoa, Fernando, 1888-1935 -- obra; Música
Issue Date: 2011
Citation: ALMEIDA, Sandra Eveline de Medeiros Lima Luz de - Fernando Pessoa e a música : as outras vozes do poeta. Coimbra : [s.n.], 2011
Abstract: Teria Fernando Pessoa preferido a arte musical dos sons à arte literária se não tivesse perdido tão precocemente, ainda na infância, o pai, Joaquim de Seabra Pessoa, amador e crítico de música? Tentar responder a esta pergunta constitui o desafio incipiente do trabalho; um desafio que prossegue com a apresentação dos principais divulgadores musicais da obra poética pessoana – compositores e intérpretes que, para o formato musical, emprestaram o talento para a execução de composições e/ou as suas vozes ao poeta. Ao cantarem os versos melódicos de Fernando Pessoa, na diversidade de ritmos sugeridos para os seus textos, encantam os amantes da literatura e da música. Na presente dissertação, o leitor poderá encontrar os “temas” escolhidos e adaptados por artistas, nomeadamente, brasileiros e portugueses, para a Música de Portugal e para a Música do Brasil. Teria Pessoa apreciado os alvitres de géneros e interpretações musicais sobrepostos às suas poesias? Não se pode pensar senão em respostas imprecisas a esta questão. Entretanto, é fácil deduzir que o poeta múltiplo, através da pluralidade de ritmos absorvidos pelas suas palavras neste diálogo com os músicos, profissionais ou amadores, continua a cumprir o propósito de exaltação do nome português. Coligir num só espaço as inúmeras obras musicais dirigidas em homenagem ao maior poeta português do séc. XX - eis a expectativa a que o trabalho procura corresponder.
Would Fernando Pessoa have preferred the music of sounds rather than the literary art if he hadn’t lost his father, Joaquim de Seabra Pessoa, amateur and music critic, at such an early age, when he was a child? Finding an answer for this question is the incipient challenge of this essay; a challenge that continues with the presentation of the main music promoters of Pessoa’s poetry – composers and performers who, for the music format, lent their talent to perform compositions and/or their voices to the poet. While singing the melodic verses of Fernando Pessoa, in the diversity of rythms suggested for his texts, they delight the lovers of literature and music. In this essay, the reader might find the “themes” selected and adapted by some artists, namely Brazilian and Portuguese ones, for the Music of Portugal and for the music of Brazil. Would Pessoa have enjoyed the suggestions for overlapping musical genres and performances of his poems? We can only think but inaccurate answers to this question. Meanwhile, it is easy to deduce that the multiple poet, through the plurality of rythms absorbed by his words in this dialogue with the musicians, experts or amateurs, keeps fulfilling the purpose of exaltation of the Portuguese name. Gathering several music works directed to honor the greatest Portuguese poet of the 20th century in only one space - this is the main purpose of this essay.
Description: Dissertação de mestrado em Literatura Portuguesa (Investigação e Ensino), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20409
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
tese completa.pdf2.82 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

2,353
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

3,626
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.