Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2000
Título: Transferências de matéria e energia na interface Granitoides biotíticos porfiróides - Granitóides mascoíticos-biotíticos na região de Torredeita (Viseu, Portugal Central)
Autor: Neves, Luís José Proença Figueiredo 
Palavras-chave: Mineralogia, Petrologia e Geoquímica
Data: 16-Out-1991
Citação: NEVES, Luís José Proença Figueiredo - Transferências de matéria e energia na interface Granitoides biotíticos porfiróides - Granitóides mascoíticos-biotíticos na região de Torredeita (Viseu, Portugal Central). Coimbra, ed. aut., 1991, p. 240, [XI].
Resumo: Efectuou-se a caracterização geológica da região de Torredeita (Viseu, Portugal Central), abrangendo uma áreas de 140 Km2. Nela afloram maioritariamente rochas granitóides, individualizando-se, de entre estas, dois grandes conjuntos, compostos por granitóides biotíticos porfiróides tardi-orogénicos e granitos moscovítico-biotíticos sin-orogénicos. Empreendeu-se a caracterização geológica, petrográfica, geoquímica e geocronológica destas rochas, e, com base nos resultados obtidos, identificaram-se os mecanismos de transferência de matéria e energia responsáveis pela ocorrência das numerosas mineralizações de Sn-W adjacentes à interface de contacto entre os granitóides. É proposto um modelo genético integrado, visando explicar a presença de tais mineralizações, e, com recurso a métodos numéricos, estima-se em mais de 80 Ma o período de tempo ao longo do qual terão existido condições propícias à sua génese.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências (Mineralogia, Petrologia e Geoquímica) apresentada à Fac. de Ciências da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2000
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

280
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.