Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/2000
Title: Transferências de matéria e energia na interface Granitoides biotíticos porfiróides - Granitóides mascoíticos-biotíticos na região de Torredeita (Viseu, Portugal Central)
Authors: Neves, Luís José Proença Figueiredo 
Keywords: Mineralogia, Petrologia e Geoquímica
Issue Date: 16-Oct-1991
Citation: NEVES, Luís José Proença Figueiredo - Transferências de matéria e energia na interface Granitoides biotíticos porfiróides - Granitóides mascoíticos-biotíticos na região de Torredeita (Viseu, Portugal Central). Coimbra, ed. aut., 1991, p. 240, [XI].
Abstract: Efectuou-se a caracterização geológica da região de Torredeita (Viseu, Portugal Central), abrangendo uma áreas de 140 Km2. Nela afloram maioritariamente rochas granitóides, individualizando-se, de entre estas, dois grandes conjuntos, compostos por granitóides biotíticos porfiróides tardi-orogénicos e granitos moscovítico-biotíticos sin-orogénicos. Empreendeu-se a caracterização geológica, petrográfica, geoquímica e geocronológica destas rochas, e, com base nos resultados obtidos, identificaram-se os mecanismos de transferência de matéria e energia responsáveis pela ocorrência das numerosas mineralizações de Sn-W adjacentes à interface de contacto entre os granitóides. É proposto um modelo genético integrado, visando explicar a presença de tais mineralizações, e, com recurso a métodos numéricos, estima-se em mais de 80 Ma o período de tempo ao longo do qual terão existido condições propícias à sua génese.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Mineralogia, Petrologia e Geoquímica) apresentada à Fac. de Ciências da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/2000
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

181
checked on Aug 4, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.