Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1882
Título: Comportamento geotécnico do granito da Guarda relacionado com a sua alteração
Autor: Antão, Ana Maria de Morais Caldas 
Orientador: Ferreira, Mário de Oliveira Quinta
Lemos, Luís Joaquim Leal
Palavras-chave: Geotecnia; Granito -- Guarda; Granito -- propriedade geotécnica
Data: 27-Jul-2005
Citação: ANTÃO, Ana Maria de Morais Caldas - Comportamento geotécnico do granito da Guarda relacionado com a sua alteração. Coimbra, 2004.
Resumo: O tema de investigação deste trabalho centra-se no estudo do comportamento geomecânico de dois granitos hercínicos da região da Guarda, que se apresentam localmente com vários graus de alteração. É analisada a problemática da inserção das rochas alteradas (rochas brandas) quer nos domínios da mecânica dos solos quer na mecânica das rochas sendo descritos os vários processos de alteração de rochas e apresentados os principais critérios de alteração, bem como as classificações de alteração existentes. O levantamento de campo executado, além de possibilitar o enquadramento geomorfológico, litológico e estrutural destes granitos, permitiu também identificar os melhores locais para a execução da amostragem, de modo a que esta fosse o mais representativa possível das características apresentadas pelo material rochoso nos seus graus de alteração. Em laboratório foi efectuada a caracterização física, químico-mineralógica, textural e mecânica dos materiais rochosos, sendo proposta uma metodologia para a preparação das amostras, que teve em conta o efeito de escala e o grau de alteração que alguns provetes apresentavam. Esta caracterização permitiu definir os graus de alteração da rocha tendo como base os ensaios índice, os parâmetros de tensão-deformação e alguns índices de alteração química determinados. Foram também realizados ensaios de alterabilidade, nomeadamente o slake durability test e o ensaio gelo-degelo, tendo sido proposta com base nestes ensaios, uma nova classificação da durabilidade para os materiais graníticos. Estabeleceram-se algumas correlações entre parâmetros físicos e mecânicos destes materiais rochosos através de ensaios expeditos. Do trabalho realizado sobressaem alguns pontos importantes: - a influência da textura nos parâmetros de resistência, deformabilidade e durabilidade, devendo esta ser considerada como um parâmetro específico da rocha, importante na avaliação do seu comportamento geotécnico: - o efeito de escala; - a importância que a mineralogia e a fábrica desempenham no comportamento dos materiais rochosos mais alterados.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Geológica (Geotecnia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1882
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

384
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.