Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1882
Title: Comportamento geotécnico do granito da Guarda relacionado com a sua alteração
Authors: Antão, Ana Maria de Morais Caldas 
Orientador: Ferreira, Mário de Oliveira Quinta
Lemos, Luís Joaquim Leal
Keywords: Geotecnia; Granito -- Guarda; Granito -- propriedade geotécnica
Issue Date: 27-Jul-2005
Citation: ANTÃO, Ana Maria de Morais Caldas - Comportamento geotécnico do granito da Guarda relacionado com a sua alteração. Coimbra, 2004.
Abstract: O tema de investigação deste trabalho centra-se no estudo do comportamento geomecânico de dois granitos hercínicos da região da Guarda, que se apresentam localmente com vários graus de alteração. É analisada a problemática da inserção das rochas alteradas (rochas brandas) quer nos domínios da mecânica dos solos quer na mecânica das rochas sendo descritos os vários processos de alteração de rochas e apresentados os principais critérios de alteração, bem como as classificações de alteração existentes. O levantamento de campo executado, além de possibilitar o enquadramento geomorfológico, litológico e estrutural destes granitos, permitiu também identificar os melhores locais para a execução da amostragem, de modo a que esta fosse o mais representativa possível das características apresentadas pelo material rochoso nos seus graus de alteração. Em laboratório foi efectuada a caracterização física, químico-mineralógica, textural e mecânica dos materiais rochosos, sendo proposta uma metodologia para a preparação das amostras, que teve em conta o efeito de escala e o grau de alteração que alguns provetes apresentavam. Esta caracterização permitiu definir os graus de alteração da rocha tendo como base os ensaios índice, os parâmetros de tensão-deformação e alguns índices de alteração química determinados. Foram também realizados ensaios de alterabilidade, nomeadamente o slake durability test e o ensaio gelo-degelo, tendo sido proposta com base nestes ensaios, uma nova classificação da durabilidade para os materiais graníticos. Estabeleceram-se algumas correlações entre parâmetros físicos e mecânicos destes materiais rochosos através de ensaios expeditos. Do trabalho realizado sobressaem alguns pontos importantes: - a influência da textura nos parâmetros de resistência, deformabilidade e durabilidade, devendo esta ser considerada como um parâmetro específico da rocha, importante na avaliação do seu comportamento geotécnico: - o efeito de escala; - a importância que a mineralogia e a fábrica desempenham no comportamento dos materiais rochosos mais alterados.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Geológica (Geotecnia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1882
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

375
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.