Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1847
Título: Feijoa sellowiana berg (myrtaceae): estudos sobre embriogénese somática e outros tipos de morfogénese
Autor: Canhoto, Jorge Manuel Pataca Leal 
Palavras-chave: Fisiologia
Data: 7-Fev-1995
Citação: CANHOTO, Jorge Manuel Pataca Leal - Feijoa sellowiana berg (myrtaceae): estudos sobre embriogénese somática e outros tipos de morfogénese. Coimbra, ed. aut., 1994, 319 p.
Resumo: O potencial morfogénico de Feijoa sellowiana Berg (Myrtaceae) no que se refere à sua capacidade de regeneração foi testado utilizando diferentes técnicas de cultura in vitro (embriogénese somática, organogénese, androgénese e cultura de ápices). Esta espécie, vulgarmente conhecida por feijoa, é uma árvore de pequeno porte originária da América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e que nos últimos anos vem despertando um interesse crescente nos fruticultores devido à qualidade dos seus frutos. Os ensaios efectuados permitiram regenerar plantas por embriogénese somática, organogénese e cultura de ápices e avaliar o efeito de alguns dos factores (especialmente hormonais) que condicionam estes tipos de morfogénese. Dos três tipos de processos acima referidos, a indução de embriogénese somática foi aquele que revelou um potencial mais elevado. Calos polínicos foram também obtidos a partir da cultura de anteras. Estudos histológicos e de microscopia electrónica mostraram que os embriões somáticos podem ter duas origens: unicelular a partir de células epidérmicas e multicelular a partir de uma zona meristemática formada abaixo da epiderme. Estudos histoquímicos permitiram seguir a distribuição de compostos de reserva (proteínas, lípidos e amido) durante a indução de embriogénese ática. Os resultados obtidos permitem concluir que esta espécie pode constituir um bom modelo para o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na formação de embriões somáticos em plantas lenhosas, bem como para estudos comparativos entre o desenvolvimento dos embriões somáticos e dos embriões zigóticos.
Descrição: Tese de doutoramento em Biologia (Fisiologia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1847
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

229
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.