Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/18201
Título: | O dia-a-dia no Jardim de Infância:importância atribuída pelos educadores de infância aos momentos de rotina | Autor: | Santos, Carla Marisa Ferreira | Orientador: | Couceiro, Ana Paula | Palavras-chave: | Jardim de infância | Data: | 2010 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | O dia-a-dia no Jardim de Infância:importância atribuída pelos educadores de infância aos momentos de rotina | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O dia-a-dia no Jardim de Infância rege-se por uma sequência de
acontecimentos que por todos é apelidado de rotina. Um percurso diário,
muitas vezes organizado sem uma consciência pedagógica e que tem por
base a obrigatoriedade, por um lado, do cumprimento de determinados
elementos como as necessidades básicas, e por outro o desenvolvimento
das áreas de conteúdos propostas pelas Orientações Curriculares para a
Educação Pré-Escolar.
Neste sentido, e tendo como base o Currículo High-Scope, por ser aquele
que na educação pré-escolar mais valoriza pedagogicamente as rotinas
diárias, o presente trabalho visa revelar o verdadeiro sentido da rotina nos
Jardins de Infância e perceber, através da auscultação de profissionais da
área, de que forma eles organizam o seu dia-a-dia no Jardim de Infância, a
importância que atribuem à rotina diária e as percepções das
potencialidades desses momentos. The daily-life in the kindergarten is ruled by a sequence of events known by almost everyone as routines. A daily procedure, often organised without a pedagogical consciousness, it has on its basis, on one hand, the obligation to observe some elements such as the basic needs; and on the other hand the development of the thematic areas proposed by the Curriculum guidelines for preschool. Accordingly and having as a basis the High-Scope curriculum, the one which mostly values the daily routines in a pedagogical sense, this work intends to reveal the true sense of the daily-routines in this school context and understand, by consulting experts on the matter, how they organise the daily-life in the kindergarten; how important are daily routines and the perception of the potential of those moments. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentado à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18201 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
carla santos.pdf | 32.08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 1
2.513
Visto em 30/abr/2024
Downloads 10
2.929
Visto em 30/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.