Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/18007
Title: | A(s) face(s) da desigualdade: estudo de caso sobre o contributo dos cursos EFA na luta contra a pobreza e a exclusão social | Authors: | Marques, Vânia Sofia Santos | Orientador: | Vieira, Cristina Maria Coimbra | Keywords: | Educação de adultos; Pobreza; Exclusão social | Issue Date: | 2011 | Serial title, monograph or event: | A(s) face(s) da desigualdade: estudo de caso sobre o contributo dos cursos EFA na luta contra a pobreza e a exclusão social | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Em pleno século XXI, os fenómenos da pobreza e da exclusão social remetemnos
para profundas transformações sentidas na sociedade, em particular a degradação
do mercado de trabalho, com a consequente proliferação de empregos instáveis e o
elevado crescimento da taxa de desemprego, particularmente o de longa duração.
Embora a conjuntura actual não seja das mais favoráveis, relativamente ao
mercado de trabalho, a verdade é que grande parte da população adulta portuguesa
enfrenta dificuldades em encontrar emprego devido à falta de qualificações. Por essa
mesma razão, vê-se obrigada, face ao constante desenvolvimento do mundo laboral e à
evolução, quase diária, das novas tecnologias, de apostar na formação e de elevar os
seus níveis de qualificação. Para isso, muito têm contribuído as ofertas formativas que
têm visto nos adultos um público-alvo capaz de abraçar o desafio de dar continuidade ao
seu percurso formativo e de adquirir conhecimentos e competências capazes de se
transformarem numa mais-valia no desempenho profissional.
Este estudo tem como grande objectivo abordar o possível contributo que os
cursos de educação e formação de adultos de dupla certificação podem dar na luta
contra a pobreza e a exclusão social, ouvindo em discurso directo adultos envolvidos em
processos educativos. Para isso, recorreremos a cinco entrevistas, de cinco adultos que
frequentaram e concluíram, com sucesso, um curso de educação e formação de adultos
de nível secundário, na área de técnico de apoio à gestão, e tentaremos perceber a
percepção desses mesmos adultos relativamente à aposta na formação e a forma como
as suas vidas podem alterar-se depois de elevarem os seus níveis de qualificação, quer
do ponto de vista profissional e social, quer do ponto de vista pessoal. In the XXI century, poverty and social exclusion lead us to profound changes in society, mainly the deterioration of the labor market, with the consequent proliferation of unstable jobs and high growth of unemployment, particularly the long one. Although the current situation is not the most favorable one regarding the labor market, much of the Portuguese adult population has a hard time finding a job due to lack of qualifications. For the same reason, the population is forced to focus on training and raise skill levels, due to the working life’s constant development and the nearly daily technologic advancement. For that, training offers have contributed greatly, since adults are considered an audience capable of embracing the challenge to continue their education, acquiring skills capable of becoming professionally valuable. The main goal of this study is to investigate education courses’ and adult education’s possible contribution to fight poverty and social exclusion. For that purpose, five interviews were made, with five adults that have attended and successfully completed a secondary level adult education course, as management support technician, to realize their perception towards their investment in education and the way lives can change after qualification levels have risen. All this from a professional, social and personal point of view. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18007 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vânia Marques.pdf | 709.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
441
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
54
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.