Title: A(s) face(s) da desigualdade: estudo de caso sobre o contributo dos cursos EFA na luta contra a pobreza e a exclusão social
Authors: Marques, Vânia Sofia Santos 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Educação de adultos;Pobreza;Exclusão social
Issue Date: 2011
Abstract: Em pleno século XXI, os fenómenos da pobreza e da exclusão social remetemnos para profundas transformações sentidas na sociedade, em particular a degradação do mercado de trabalho, com a consequente proliferação de empregos instáveis e o elevado crescimento da taxa de desemprego, particularmente o de longa duração. Embora a conjuntura actual não seja das mais favoráveis, relativamente ao mercado de trabalho, a verdade é que grande parte da população adulta portuguesa enfrenta dificuldades em encontrar emprego devido à falta de qualificações. Por essa mesma razão, vê-se obrigada, face ao constante desenvolvimento do mundo laboral e à evolução, quase diária, das novas tecnologias, de apostar na formação e de elevar os seus níveis de qualificação. Para isso, muito têm contribuído as ofertas formativas que têm visto nos adultos um público-alvo capaz de abraçar o desafio de dar continuidade ao seu percurso formativo e de adquirir conhecimentos e competências capazes de se transformarem numa mais-valia no desempenho profissional. Este estudo tem como grande objectivo abordar o possível contributo que os cursos de educação e formação de adultos de dupla certificação podem dar na luta contra a pobreza e a exclusão social, ouvindo em discurso directo adultos envolvidos em processos educativos. Para isso, recorreremos a cinco entrevistas, de cinco adultos que frequentaram e concluíram, com sucesso, um curso de educação e formação de adultos de nível secundário, na área de técnico de apoio à gestão, e tentaremos perceber a percepção desses mesmos adultos relativamente à aposta na formação e a forma como as suas vidas podem alterar-se depois de elevarem os seus níveis de qualificação, quer do ponto de vista profissional e social, quer do ponto de vista pessoal.
In the XXI century, poverty and social exclusion lead us to profound changes in society, mainly the deterioration of the labor market, with the consequent proliferation of unstable jobs and high growth of unemployment, particularly the long one. Although the current situation is not the most favorable one regarding the labor market, much of the Portuguese adult population has a hard time finding a job due to lack of qualifications. For the same reason, the population is forced to focus on training and raise skill levels, due to the working life’s constant development and the nearly daily technologic advancement. For that, training offers have contributed greatly, since adults are considered an audience capable of embracing the challenge to continue their education, acquiring skills capable of becoming professionally valuable. The main goal of this study is to investigate education courses’ and adult education’s possible contribution to fight poverty and social exclusion. For that purpose, five interviews were made, with five adults that have attended and successfully completed a secondary level adult education course, as management support technician, to realize their perception towards their investment in education and the way lives can change after qualification levels have risen. All this from a professional, social and personal point of view.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/18007
Rights: embargoedAccess
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