Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17984
Título: O lugar da memória na aprendizagem da tabuada:orientações curriculares e concepções de ensino
Autor: Oliveira, Ana Maria Carvalho de Freitas 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Pinho, Maria Salomé
Palavras-chave: Memória; Ensino da matemática
Data: 2011
Título da revista, periódico, livro ou evento: O lugar da memória na aprendizagem da tabuada: orientações curriculares e concepções de ensino
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os preocupantes resultados académicos em Matemática, revelados pelos alunos do ensino básico em provas dignas de crédito, tem ocupado o centro dos debates educativos em diversos países, não sendo o nosso uma excepção. Uma das causas invocada para justificar tais resultados é a desvalorização do treino da memória na aquisição de dados e procedimentos – como é o caso da tabuada – em estados iniciais de escolaridade. Os objectivos do presente trabalho foram identificar o lugar que efectivamente é atribuído nas orientações curriculares à memória na aprendizagem da tabuada, esclarecer a importância e funcionamento desta capacidade à luz do conhecimento científico e conhecer concepções e práticas de ensino reportadas por docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este último objectivo deu origem a um estudo empírico apoiado em entrevista semi-estruturada, cujos dados foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo, tendo os resultados demonstrado que os docentes estão conscientes da importância ao treino da memória na aprendizagem das tabuadas da multiplicação.
The worrying academic results in Mathematics obtained by students of basic education in credible exams have been at the center of educational debates in different countries, including ours. One of the reasons to justify such results is the devaluation of memory exercises in the pursuit of data and procedures as is the case of the times table at early stages of schooling. The purpose of this project was to identify the place that is effectively granted in curriculums to memory in learning the times table, to clarify the importance and functioning of this capacity in light of scientific knowledge and to learn teaching concepts and practices reported by teachers of the first cycle of basic education. This last goal resulted in an empirical study supported by a semi-structured interview whose data were treated according to Content Analysis Method, with the results demonstrating that teachers are aware of the importance of memory exercises in learning the multiplication times table.
Descrição: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17984
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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