Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1790
Título: Aplicação da mecânica da fractura ao estudo da resistência à fadiga de juntas soldadas
Autor: Ferreira, José António Martins 
Palavras-chave: Estruturas
Data: 4-Mar-1985
Citação: FERREIRA, José António Martins - Aplicação da mecânica da fractura ao estudo da resistência à fadiga de juntas soldadas. Coimbra, 1984. 267 p.
Resumo: O estudo apresentado nesta tese recai sobre dois tipos de juntas soldadas de particular interesse, que são: as juntas de canto em tubos rectangulares em aço macio e as juntas cruciformes sem transferência de carga. Em relação às primeiras, estas usam-se principalmente em estruturas de veículos de transporte tais como autocarros e comboios, pois os perfis tubulares combinam um baixo peso com valores elevados dos módulos de resistência à flexão e torção. Torna-se assim possível aumentar a capacidade de carga e diminuir o consumo dos veículos. Os resultados apresentados nesta tese visam os seguintes objectivos: - estudo da influência do material (tipo aço) e de espessura da parede do tubo na resistência à fadiga dos perfis tubulares soldados. - fixação de níveis de tensões admissíveis à fadiga nestas estruturas em função das variáveis atrás indicadas. - estudo da influência dos defeitos de soldadura na resistência á fadiga dos tubos utilizando o factor de intensidade de tensões da Mecânica da Fractura. As juntas cruciformes sem transferência de carga são bastante usadas em estruturas soldadas. Este tipo de juntas encontra-se bastante estudado para solicitações de tracção, mas em flexão os resultados disponíveis são ainda escassos não aparecendo normalmente considerados, especialmente em códigos de construção soldada. Nesta tese faz-se um estudo experimental e teórico da influência da geometria das juntas cruciformes sem transferência de carga no comportamento à fadiga para solicitações de flexão.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Construção Metalomecânica) apresentada à Fac. de Ciências da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1790
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

341
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.