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https://hdl.handle.net/10316/1790
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ferreira, José António Martins | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T13:58:15Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T13:58:15Z | - |
dc.date.issued | 1985-03-04 | en_US |
dc.identifier.citation | FERREIRA, José António Martins - Aplicação da mecânica da fractura ao estudo da resistência à fadiga de juntas soldadas. Coimbra, 1984. 267 p. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1790 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Construção Metalomecânica) apresentada à Fac. de Ciências da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | O estudo apresentado nesta tese recai sobre dois tipos de juntas soldadas de particular interesse, que são: as juntas de canto em tubos rectangulares em aço macio e as juntas cruciformes sem transferência de carga. Em relação às primeiras, estas usam-se principalmente em estruturas de veículos de transporte tais como autocarros e comboios, pois os perfis tubulares combinam um baixo peso com valores elevados dos módulos de resistência à flexão e torção. Torna-se assim possível aumentar a capacidade de carga e diminuir o consumo dos veículos. Os resultados apresentados nesta tese visam os seguintes objectivos: - estudo da influência do material (tipo aço) e de espessura da parede do tubo na resistência à fadiga dos perfis tubulares soldados. - fixação de níveis de tensões admissíveis à fadiga nestas estruturas em função das variáveis atrás indicadas. - estudo da influência dos defeitos de soldadura na resistência á fadiga dos tubos utilizando o factor de intensidade de tensões da Mecânica da Fractura. As juntas cruciformes sem transferência de carga são bastante usadas em estruturas soldadas. Este tipo de juntas encontra-se bastante estudado para solicitações de tracção, mas em flexão os resultados disponíveis são ainda escassos não aparecendo normalmente considerados, especialmente em códigos de construção soldada. Nesta tese faz-se um estudo experimental e teórico da influência da geometria das juntas cruciformes sem transferência de carga no comportamento à fadiga para solicitações de flexão. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Estruturas | en_US |
dc.title | Aplicação da mecânica da fractura ao estudo da resistência à fadiga de juntas soldadas | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-0295-1841 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento |
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