Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17889
Título: Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
Autor: Calaxa, Helena Maria Vaz 
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Mano, Margarida
Palavras-chave: Auto-avaliação; Avaliação externa; Qualidade; Lideranças; Eficácia organizacional; Melhoria sustentada
Data: 29-Nov-2011
Editora: FEUC
Citação: Calaxa, Helena Maria Vaz - Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças. Coimbra, 2011
Resumo: Com este estudo pretende-se averiguar qual o papel das lideranças na melhoria sustentada, a partir do processo de avaliação das organizações educativas. Trata-se de um estudo de caso num Agrupamento de Escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo, realizado durante o ano lectivo 2010/2011, em que se optou por uma metodologia mista: abordagem qualitativa, onde o instrumento privilegiado para recolha de dados foi a entrevista a uma amostra de lideranças e abordagem quantitativa, através de um questionário submetido a todos os professores. A amostra, no total, é constituída por 68 docentes dos vários ciclos a leccionar no Agrupamento. Os resultados apontam para a existência de lideranças motivadas e evidenciam a existência de um grupo alargado de docentes interessados, participativos e em sintonia com as metas e os objectivos estratégicos definidos para o Agrupamento. O mecanismo de auto- -avaliação, enquanto dispositivo de melhoria sustentada, é valorizado, porém são evidenciadas fragilidades ao nível da sua implementação, bem como na posterior reflexão a partir dos dados obtidos e na consequente introdução efectiva de melhorias.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação sob a orientação de António Gomes Ferreira e Margarida Mano.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17889
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

388
Visto em 23/abr/2024

Downloads

53
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.