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Título: Inovação, estratégia competitiva, meio envolvente e performance das exportações : um estudo sobre as PME's exportadoras em Portuga
Autor: Garcia, Pedro José Fernandes. 
Orientador: Carvalho, Fernando M. P. O.
Palavras-chave: Inovação; Estratégias genéricas; Meio envolvente; Performance; Exportações
Data: 4-Nov-2011
Editora: FEUC
Citação: Garcia, Pedro José Fernandes - Inovação, estratégia competitiva, meio envolvente e performance das exportações : um estudo sobre as PME's exportadoras em Portugal. Coimbra, 2011
Resumo: Dada a importância que as exportações têm no desempenho de uma economia, especialmente num contexto de crise internacional como a que se vive nos dias de hoje, este trabalho tem como objectivo investigar o impacto que as determinantes Inovação e Tipos de Estratégia têm na Performance das Exportações das PME’s do tecido empresarial português. Foi ainda tido em conta o Meio Envolvente, como sendo uma variável moderadora na relação estabelecida entre Inovação e Performance das Exportações (PE), e na relação entre Tipos de Estratégia Competitiva e PE. Uma vez que a PE é uma variável difícil de mensurar, foram utilizadas duas medidas para o fazer: as exportações médias (dos últimos 3 anos); e, o Grau de Satisfação dos Objectivos das Exportações (GSOE). Quanto aos resultados da investigação, verifica-se uma relação significante entre a Inovação e a PE, representada pelo GSOE. Relativamente aos Tipos de Estratégia Competitiva, a análise factorial trouxe resultados surpreendentes, evidenciando ao contrário do esperado, dois tipos de Estratégia de Liderança em Custos, e uma Estratégia de Foco Mista. Dependendo da medida utilizada para medir a PE, verificouse que os tipos de Estratégia de Foco com Diferenciação, Estratégia de Diferenciação, Estratégia de Foco Mista, e o segundo tipo de Estratégia de Liderança em Custos (Escala) que foi evidenciada na análise factorial, mostram possuir uma relação significante com a PE. Apenas a Estratégia de Liderança em Custos (Eficiência), não apresentou ter nenhuma relação significante com a PE. Procurou-se ainda averiguar acerca do efeito moderador do Meio Envolvente nas relações em estudo, mas em nenhuma delas essa relação se mostrou significante, pelo que se conclui que na amostra que serviu de base à investigação (obtida através de resposta a um inquérito on line, com 331 questionários válidos), o Meio Envolvente não tem um efeito moderador quer na relação entre a Inovação e a PE, quer na relação entre os Tipos de Estratégia Competitiva e a PE. Poucos trabalhos têm relacionado as quatro dimensões em discussão nesta investigação, e tanto quanto se sabe, este é o primeiro estudo que as observa e estuda no tecido empresarial português.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17866
Direitos: openAccess
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FEUC- Teses de Mestrado

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