Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17866
Title: Inovação, estratégia competitiva, meio envolvente e performance das exportações : um estudo sobre as PME's exportadoras em Portuga
Authors: Garcia, Pedro José Fernandes. 
Orientador: Carvalho, Fernando M. P. O.
Keywords: Inovação; Estratégias genéricas; Meio envolvente; Performance; Exportações
Issue Date: 4-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Garcia, Pedro José Fernandes - Inovação, estratégia competitiva, meio envolvente e performance das exportações : um estudo sobre as PME's exportadoras em Portugal. Coimbra, 2011
Abstract: Dada a importância que as exportações têm no desempenho de uma economia, especialmente num contexto de crise internacional como a que se vive nos dias de hoje, este trabalho tem como objectivo investigar o impacto que as determinantes Inovação e Tipos de Estratégia têm na Performance das Exportações das PME’s do tecido empresarial português. Foi ainda tido em conta o Meio Envolvente, como sendo uma variável moderadora na relação estabelecida entre Inovação e Performance das Exportações (PE), e na relação entre Tipos de Estratégia Competitiva e PE. Uma vez que a PE é uma variável difícil de mensurar, foram utilizadas duas medidas para o fazer: as exportações médias (dos últimos 3 anos); e, o Grau de Satisfação dos Objectivos das Exportações (GSOE). Quanto aos resultados da investigação, verifica-se uma relação significante entre a Inovação e a PE, representada pelo GSOE. Relativamente aos Tipos de Estratégia Competitiva, a análise factorial trouxe resultados surpreendentes, evidenciando ao contrário do esperado, dois tipos de Estratégia de Liderança em Custos, e uma Estratégia de Foco Mista. Dependendo da medida utilizada para medir a PE, verificouse que os tipos de Estratégia de Foco com Diferenciação, Estratégia de Diferenciação, Estratégia de Foco Mista, e o segundo tipo de Estratégia de Liderança em Custos (Escala) que foi evidenciada na análise factorial, mostram possuir uma relação significante com a PE. Apenas a Estratégia de Liderança em Custos (Eficiência), não apresentou ter nenhuma relação significante com a PE. Procurou-se ainda averiguar acerca do efeito moderador do Meio Envolvente nas relações em estudo, mas em nenhuma delas essa relação se mostrou significante, pelo que se conclui que na amostra que serviu de base à investigação (obtida através de resposta a um inquérito on line, com 331 questionários válidos), o Meio Envolvente não tem um efeito moderador quer na relação entre a Inovação e a PE, quer na relação entre os Tipos de Estratégia Competitiva e a PE. Poucos trabalhos têm relacionado as quatro dimensões em discussão nesta investigação, e tanto quanto se sabe, este é o primeiro estudo que as observa e estuda no tecido empresarial português.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Fernando Manuel Pereira Oliveira Carvalho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17866
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Mestrado em Gestão - Pedro Garcia.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

882
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,392
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.