Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17835
Title: A construção do sistema político federal russo : análise sociopolítica da relação entre actores
Authors: Pinto, João Carlos Mourato. 
Orientador: Freire, Maria Raquel
Cierco, Teresa
Keywords: Federalismo; Nacionalismo; Ninoria étnica; Federação Russa
Issue Date: 25-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Pinto, João Carlos Mourato - A construção do sistema político federal russo : análise sociopolítica da relação entre actores. Coimbra, 2011
Abstract: No presente ano comemora-se o vigésimo aniversário da queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Desde então o Estado russo adoptou um sistema mais próximo do conceito tradicional de federalismo e democracia. Não obstante, tensões entre russos étnicos e outras etnias, e mesmo entre estas, continuam a ser um problema grave na sociedade da Federação Russa. Nos últimos cem anos, os diversos sistemas políticos procuraram resolver a questão de forma diversa. No final do Império Russo deu-se preferência a uma abordagem invasiva e não inclusiva, no sentido de impor a cultura da etnia russa às minorias regionais. O período soviético foi caracterizado pelas diferenças entre os seus líderes e na forma como interpretavam a importância das restantes nacionalidades identificadas. A Federação Russa optou inicialmente por testar um federalismo quase confederal para em seguida centralizar novamente a decisão em Moscovo. A opção tomada pelos regimes e líderes russos dependerá sempre de factores endógenos e intrínsecos a uma realidade tão complexa. A cultura política russa e dos restantes grupos é fundamental na definição de cada um e na acção de elementos com eles relacionados, tais como os partidos políticos ou líderes políticos e económicos locais. Este estudo do federalismo russo é feito com base numa análise sociopolítica das diferentes realidades que ocuparam este território eurasiático ao longo dos últimos cem anos, com vista a identificar as particularidades do sistema administrativo existente.
Description: Dissertação de mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Maria Raquel Freire e Teresa Cierco.
URI: http://hdl.handle.net/10316/17835
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado.docx1.63 MBMicrosoft WordView/Open
Dissertação de Mestrado.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

443
checked on Sep 16, 2019

Download(s) 50

373
checked on Sep 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.