Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17835
Title: A construção do sistema político federal russo : análise sociopolítica da relação entre actores
Authors: Pinto, João Carlos Mourato. 
Orientador: Freire, Maria Raquel
Cierco, Teresa
Keywords: Federalismo; Nacionalismo; Ninoria étnica; Federação Russa
Issue Date: 25-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Pinto, João Carlos Mourato - A construção do sistema político federal russo : análise sociopolítica da relação entre actores. Coimbra, 2011
Abstract: No presente ano comemora-se o vigésimo aniversário da queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Desde então o Estado russo adoptou um sistema mais próximo do conceito tradicional de federalismo e democracia. Não obstante, tensões entre russos étnicos e outras etnias, e mesmo entre estas, continuam a ser um problema grave na sociedade da Federação Russa. Nos últimos cem anos, os diversos sistemas políticos procuraram resolver a questão de forma diversa. No final do Império Russo deu-se preferência a uma abordagem invasiva e não inclusiva, no sentido de impor a cultura da etnia russa às minorias regionais. O período soviético foi caracterizado pelas diferenças entre os seus líderes e na forma como interpretavam a importância das restantes nacionalidades identificadas. A Federação Russa optou inicialmente por testar um federalismo quase confederal para em seguida centralizar novamente a decisão em Moscovo. A opção tomada pelos regimes e líderes russos dependerá sempre de factores endógenos e intrínsecos a uma realidade tão complexa. A cultura política russa e dos restantes grupos é fundamental na definição de cada um e na acção de elementos com eles relacionados, tais como os partidos políticos ou líderes políticos e económicos locais. Este estudo do federalismo russo é feito com base numa análise sociopolítica das diferentes realidades que ocuparam este território eurasiático ao longo dos últimos cem anos, com vista a identificar as particularidades do sistema administrativo existente.
Description: Dissertação de mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Maria Raquel Freire e Teresa Cierco.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17835
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado.docx1.63 MBMicrosoft WordView/Open
Dissertação de Mestrado.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.