Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17738
Título: Representações sociais da deficiência mental: transição do sistema educativo para a vida activa
Autor: Mota, Joana Raquel 
Orientador: Valentim, Joaquim Pires
Palavras-chave: Representações sociais; Deficiência mental; Processo de transição; Psicologia das Organizações
Data: 2008
Título da revista, periódico, livro ou evento: Representações sociais da deficiência mental: transição do sistema educativo para a vida activa
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Realizando uma breve revisão de literatura, é possível constatar relativa abundância de estudos realizados no âmbito da psicologia social, nomeadamente, no que respeita ao fenómeno das representações sociais. Por sua vez, no que concerne à temática da deficiência, e mais especificamente, à deficiência mental, o suporte bibliográfico é escasso e pouco elucidativo quanto à realidade portuguesa. E torna-se mais insuficiente ainda quando pretendemos informação acerca da deficiência mental no seio da população adulta. Como tal, pretendemos, não somente estabelecer uma ponte entre estes dois temas – representações sociais e deficiência mental – como também discutir de que modo é que a percepção de como decorre o processo de transição de pessoas com deficiência mental para o mercado de trabalho pode afectar, de facto, este processo.
Through a brief bibliographic review, it's possible to find numerous social psychology studies about the social representations phenomenon. However, concerning the handicap theme, more specifically the mental handicap, the bibliographic support is short and lacks data about the portuguese reality. It's even more insufficient when we search information about the mental handicapped people among the adult population. As so, we aim to establish a connection between these two themes - social representations and mental handicap - as well as to define just how the transitional process of mentally handicapped people to the working market is affected by the perception of the process itself.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17738
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Joana Raquel Mota.pdf376.25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.