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Título: Observatório do percurso dos diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: origem social e trajectória profissional
Autor: Chorão, Pedro António Raposo Gil 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Formação de professores; Insucesso escolar; Ensino superior; Sucesso escolar; diplomados; Educação Física; Mercado de trabalho; Profissão docente
Data: 2003
Título da revista, periódico, livro ou evento: Observatório do percurso dos diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: origem social e trajectória profissional
Resumo: O trabalho que aqui apresentamos, orientado pela Dra. Elsa Silva e tendo como coordenador o Prof. Dr. Rui Gomes, teve como objectivos conhecer o perfil social e a trajectória profissional dos diplomados nos anos 2000, 2001 e 2002, em Ciências do Desporto e Educação Física na Universidade de Coimbra, de forma a conhecer a existência ou não de um problema de integração sócio-profissional. Através da aplicação de um inquérito por questionário à população de diplomados, retirámos as seguintes conclusões, que contribuem de forma sequencial para a compreensão da situação: os licenciados inquiridos têm, na sua maioria, emprego; a maioria dos empregos é com termo; as actividades profissionais desenvolvidas são coerentes com a formação académica desenvolvida; há alguma instabilidade que ganha forma no facto de um número significativo de inquiridos procurar outros empregos apesar de já estarem empregados, como forma de alcançar situações mais seguras. Contudo, e, de acordo com a hipótese que desenvolvemos no campo teórico, não podemos afirmar que os diplomados inquiridos estão integrados sócio-profissionalmente apenas pelo facto de se encontrarem, na sua maioria, empregados. Portanto, se se pode falar de um problema de integração sócio-profissional é porque há um problema de integração social por parte de uma população qualificada para desempenhar uma função profissional específica em relação a um espaço social de referência. E a resolução deste problema passa, entre outros factores, pela capacidade de diálogo entre essa população específica e a comunidade de inserção. Por último, e com o intuito de procurar resoluções para a questão da integração sócio-profissional, apresentamos hipóteses de trabalho práticas que permitam fortalecer os elos comunicativos entre o mercado de trabalho e a população profissional dos professores de educação física.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17706
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