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Título: Observatório do percurso dos diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: origem social e trajectória profissional
Autor: Vinagreiro, Marta Loureiro Canelas 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Formação de professores; Insucesso escolar; Ensino superior; Sucesso escolar; diplomados; Educação Física
Data: 2008
Título da revista, periódico, livro ou evento: Observatório do percurso dos diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: origem social e trajectória profissional
Resumo: O estudo aqui apresentado, orientado pela Dr.ª. Elsa Silva e desenvolvido sob a coordenação do Prof. Dr. Rui Gomes, teve como objectivo conhecer e analisar o perfil social e trajectória profissional dos diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, licenciados no ano lectivo 05/06, de forma a conhecer a existência de um problema de integração sócio profissional. Este estudo foi realizado, através da aplicação de um inquérito por questionário, que na sua constituição tinha questões que nos permitia analisar aspectos relacionados com o seu perfil social, a sua situação perante o emprego assim como alguns aspectos relativos à sua formação. Tendo em conta o nosso universo de estudos, os diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que terminaram a sua licenciatura no ano lectivo 05/06, conseguimos uma amostra constituída por 21 sujeitos (11 masculinos e 10 femininos). A partir do tratamento e análise dos dados recolhidos levaram-nos a concluir que a grande maioria dos diplomados se encontra empregada (95,2%), contudo devemos salientar que estes se inserem num contexto caracterizado de instabilidade e precariedade contratuais, pois a grande maioria dos inquiridos estar vinculada a contratos de trabalho de prestação de serviços e contratos individuais de trabalho com termo (ambos com 38%) e continuarem à procura de emprego (71,4%). Desta forma, se pode falar de um problema de integração sócio-profissional por parte dos diplomados do ensino superior.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17703
Direitos: openAccess
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