Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17689
Título: Relatório final de estágio: Escola Secundária de Avelar Brotero
Autor: Oliveira, Fábio Rafael Santos 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Resumo: O processo ensino-aprendizagem, devido à sua heterogeneidade de situações é bastante rico na aquisição de comportamentos, atitudes e valores. Toda esta diversidade é apresentada neste relatório juntamente com os principais factores que sustentaram o sucesso do processo ensino-aprendizagem, durante o Estágio Pedagógico realizado com uma turma do 12º ano de escolaridade. Na relação professor – aluno o professor tem como função transpor e aplicar os seus conhecimentos com o objectivo de os alunos adquirirem as aprendizagens e atingirem os objectivos propostos. É essencial que o professor coloque o aluno no centro do seu planeamento, realizando todas as acções com vista ao desenvolvimento das habilidades e conhecimentos por parte destes. Parece fundamental encontrar experiências educativas que promovam o aluno e as suas aprendizagens, porque apenas com um sistema educativo centrado no aluno é que tem sentido realizar uma diferenciação pedagógica constante e especifica a cada um dos indivíduos. Neste relatório vão ser referenciados diversos aspectos que contribuíram para melhorar o ensino da Educação Física durante o ano de estágio. Todo o planeamento educativo, aliado a uma realização cuidada e reflectida levam a que seja possível orientar e reajustar o processo educativo às necessidades da turma. O papel da avaliação e todo o seu carácter certificativo faz com que seja um processo que permite não só avaliar mas também regular o processo de formação, ajudando o professor a verificar a aquisição de habilidades e conhecimentos. Para o professor, é de extrema importância conseguir dominar as quatro dimensões de intervenção pedagógica. Este conhecimento vai facilitar a condução das aulas no que diz respeito à instrução, à comunicação, à gestão, ao clima e à disciplina, fazendo com que o professor consiga rentabilizar o tempo de empenhamento motor específico dos seus alunos. Este documento vai relatar um percurso de aprendizagens no âmbito do ano de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Avelar Brotero.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17689
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio Fábio Oliveira.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

284
Visto em 13/ago/2024

Downloads

134
Visto em 13/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.