Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17052
Título: Ansiedade e habilidades psicológicas em atletas de rugby
Autor: Dias, Catarina Maria Pereira 
Orientador: Gaspar, Pedro
Palavras-chave: Râguebi; Habilidades psicológicas; Psicologia do desporto
Data: 2005
Resumo: O objectivo deste estudo seria o de examinar as relações e as diferenças individuais das diferentes habilidades psicológicas, das dimensões somática e cognitiva do traço de ansiedade cognitiva, das componentes cognitiva e somática do estado de ansiedade competitivo e a auto-estima, relacionando-as com variáveis independentes como idade, anos de experiência, número de sessões de treino, titularidade, posição em campo, internacionalização, clubes e classificação. A amostra foi constituída por atletas da modalidade de rugby (N=117) inscritos em 6 diferentes equipas (4 equipas do Grupo A e 2 do Grupo B) que competem na 1ª Divisão Nacional. Os seguintes instrumentos de medida foram aplicados após uma sessão treino e uma hora antes da competição, respectivamente: “Questionário de Experiências Atléticas”, questionário de “Reacções à Competição” e “Competitive State Anxiety Inventory - 2”. Para a análise e tratamento estatísticos dos dados recorremos ao programa “Statistical Package for Social Sciences” – SPSS para o Windows, versão 12.0. Os principais resultados encontrados neste estudo foram os seguintes: a treinabilidade e o rendimento máximo sobre pressão surgiram como as habilidades psicológicas dos atletas com valores mais elevados; a ansiedade somática é a sub-escala de traço de ansiedade que obteve valores mais elevados; a auto-confiança apresentou os valores mais elevados da escala de estado de ansiedade; foi encontrada uma relação muito significativa entre o traço e o estado de ansiedade; surgiram relações significativas entre parte das habilidades psicológicas e traço de ansiedade, e as variáveis independentes, idade, anos de experiência na modalidade e anos de experiência na 1ª Divisão; não foram encontradas relações significativas entre o estado de ansiedade e as variáveis independentes estudadas; verificámos que os atletas com idades superiores aos 30 anos apresentam os valores mais elevados para todas as habilidades psicológicas, sendo as diferenças mais significativas a nível das dimensões confronto com a adversidade, concentração, rendimento máximo sobre pressão e recursos pessoais de confronto, além de apresentar os valores mais baixos de traço e estado de ansiedade, ainda que não sejam significativos; os atletas de selecção não apresentam diferenças estatisticamente significativas relativamente aos que não o são para cada uma das variáveis dependentes em estudo, no entanto esses atletas apresentam valores médios mais elevados na a maioria das habilidades psicológicas o estado de ansiedade e inferiores no traço de ansiedade; foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os atletas que são titulares a maior parte dos jogos e os que não o são relativamente a habilidades como confiança e motivação para a realização, formulação de objectivos e preparação mental, rendimento máximo sobre pressão e recursos pessoais de confronto, os valores de traço e estado foram inferiores nestes atletas, ainda que não significativos; não se encontraram diferenças entre os atletas avançados e os das linhas atrasadas, no entanto os valores de traço e estado de ansiedade foram superiores para os avançados; no que concerne aos clubes concluiu-se que o CDUL apresenta os valores mais elevados de recursos pessoais de confronto, o Lousã apresenta o valor mais elevado de traço de ansiedade e o Agronomia apresenta os valores mais elevados de estado de ansiedade; finalmente, relativamente às diferentes classificações, concluiu-se que as únicas diferenças estatisticamente significativas surgem para a dimensão concentração e rendimento máximo sobre pressão que se associam respectivamente ao 1º lugar e aos 5º e 7º lugar da 1ª Divisão.
Descrição: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/17052
Direitos: openAccess
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