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Título: Identificação e análise das práticas lúdicas e recreativas em idosos : jogos, brinquedos e brincadeiras da freguesia de Pernes
Autor: Ribeiro, Frederico Eduardo Marques de Oliveira Afoito 
Orientador: Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Palavras-chave: Recreação; Idosos; Brinquedos
Data: 2005
Resumo: Este estudo teve como principal objectivo identificar os jogos, brinquedos e brincadeiras dos idosos durante a sua infância, na Freguesia de Pernes, e caracterizar o contexto sócio-político e cultural da época, para sabermos até que ponto este interferia ou condicionava de alguma forma as actividades lúdicas das crianças. O estudo teve como amostra dez idosos, com idades compreendidas entre os 71 e 91 anos, utentes da instituição Santa Casa da Misericórdia de Pernes. A técnica utilizada para a colecta de dados foi a entrevista semidirectiva, com questões relacionadas com a caracterização pessoal, a situação sócio-político-cultural do país, e a identificação dos jogos, brincadeiras e brinquedos, na época em que viveram a sua infância, abordando a forma como estas actividades lúdicas eram efectuadas. Após a recolha da informação, procedeu-se à metodologia de análise do conteúdo do material recolhido nas entrevistas, tendo-se procedido à sua categorização, de forma a simplificar a análise dos resultados e a obtenção das conclusões. Verificou-se a existência de vinte jogos, quinze brincadeiras e oito brinquedos distintos. Também verificámos que, devido à dispersão dos locais de residência dos idosos durante a sua infância, existiam actividades lúdicas praticadas por apenas alguns dos idosos. Por último, concluímos que as actividades lúdicas referidas eram realizadas separadamente por rapazes e raparigas e que a nível sócio-político a grande condicionante das práticas lúdicas era o trabalho, em virtude da pobreza sentida neste meio rural. Em relação aos materiais, a madeira era o que mais se utilizava, sendo as actividades lúdicas realizadas ao ar livre e estando o rio Alviela directamente relacionado com certos tipos de brincadeiras. No que diz respeito à aprendizagem, a forma de brincar era transmitida pelo grupo de amigos/colegas a que pertenciam, enquanto que os objectos necessários para as actividades lúdicas eram normalmente confeccionados pelos próprios intervenientes, aproveitando os recursos naturais existentes mais abundantes, a madeira.
Descrição: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/16500
Direitos: openAccess
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