Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1603
Title: Regulação de canais de Ca2+ e receptores membranares por isoformas da proteína cinase C em células cromafins.
Authors: Sena, Cristina Maria Tristão 
Orientador: Rosário, Luís Manuel de Oliveira Martinho do
Keywords: Biofísica Celular; Bioquímica
Issue Date: 14-Jan-2000
Citation: Regulação de canais de Ca2+ e receptores membranares por isoformas da proteína cinase C em células cromafins. Coimbra: [s.n.], 2000.
Abstract: As células cromafins da medula adrenal segregam catecolaminas, neuropéptidos e outras substâncias em resposta a estimulação do nervo esplâncnico. Canais de Ca2+ sensíveis à voltagem (VSCCs) são sujeitos a regulação por processos de fosforilação mediados por várias cinases incluindo a proteína cinase C (PKC). O principal objectivo deste trabalho consistiu em identificar e caracterizar as isoformas da PKC presentes nas células cromafins, determinar os VSCCs sensíveis à PKC e determinar as isoformas eventualmente envolvidas na regulação dos canais por processos de fosforilação mediados pela PKC. Immunoblots de extractos celulares detectaram a presença de quatro isoformas da PKC: PKC- a, e, z e i. A caracterização dos padrões cinéticos, de down-regulation (após tratamento prolongado com ésteres de forbol) e translocação do citossol para a membrana (exposições relativamente breves) destas isoformas foi utilizado para determinar a especificidade de isoformas envolvida na regulação de VSCCs/receptores por processos de fosforilação mediados pela PKC. Os ésteres de forbol inibem VSCCs em células cromafins. Este efeito é mediado por mecanismos que envolvem a activação da PKC e parecem envolver preferencialmente o canal de Ca2+ do tipo L. Activadores e inibidores selectivos da PKC foram utilizados para investigar o envolvimento das diferentes isoformas da PKC na modulação dos VSCCs. As correntes de Ca2+ foram registadas por patch-clamp (configuração whole-cell). A inibição das correntes de Ca2+ induzida por PDBu foi revertida pelo inibidor específico da PKC Ro 31-8220 (10 µM) mas não foi afectada por Gö 6976 (10 µM), um inibidor selectivo das cPKC (PKC clássicas: PKC-a nestas células cromafins). A inibição dos VSCCs pela PKC é especificamente mediada pela PKC-e. As diferentes isoformas da PKC poderão ter um papel muito importante na regulação de processo neuronais que envolvem neurotransmissores inibitórios. Diferentes receptores acoplados a fosfolipase C são diferencialmente regulados pelas isoformas da PKC, em células cromafins de bovino. Assim, a PKC-e regula resposta mediadas pelo receptor B2 de bradiquinina. Em contraste, respostas mediadas pelo receptor H1 de histamina são reguladas pela PKC-a.
Description: Tese de doutoramento em Bioquímica (Biofísica Celular) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1603
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.