Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15733
Title: Kit investidor-decisões de investimento e de financiamento
Authors: Lima, João André Oliveira Vieira 
Orientador: Silva, Patrícia Pereira da
Keywords: Valor actualizado líquido; Taxa interna de rendibilidade; Taxa interna de rendibilidade modificada; Método de Monte Carlo; Micro-invest; Invest+
Issue Date: 25-Jul-2011
Publisher: FEUC
Citation: Lima, João André Oliveira Vieira - Kit investidor-decisões de investimento e de financiamento. Coimbra, 2011
Abstract: No presente trabalho desenvolveu-se uma plataforma computacional que permite a utilizadores com um curso superior elaborar o seu próprio estudo de viabilidade económica. O estudo foi efectuado com base numa ferramenta computacional. Para o efeito, construiu-se um modelo generalista de estudos de viabilidade económica, utilizando o programa LabView 8.2 Student Edition. Os diversos impactos das varáveis input sobre as variáveis de decisão ou variáveis output foram estimados de forma a perceber até que ponto influenciam e alteram as decisões de investimento para os projectos estudados. Foi aplicado o modelo a um caso real de um projecto de investimento para efectuar a sua confrontação entre o estimado e o real. Através da incorporação, no programa, de uma análise de risco, recorrendo ao método de Monte Carlo, concluí-se que determinadas variáveis input são de importância crítica ter os valores bem estimados à partida para o projecto. Verificou-se que, com a análise de cenários e de sensibilidade, o volume de negócios do primeiro ano constituiu a variável input com maior grau de importância no caso real que aqui será apresentado.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Pereira da Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15733
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese - Kit Investidor09-entrega final.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

506
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,837
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.